Nova livraria da Editora da USP terá ampla programação cultural

Novo espaço terá exposições, lançamentos e bate-papo com convidados

qua, 23/09/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A nova livraria da Editora da USP (Edusp), na Cidade Universitária, vai abrir as suas portas no dia 8 de outubro. “Queremos que o novo espaço seja um ponto de encontro da comunidade de estudantes, professores e leitores em geral – uma livraria de fato, e não mais um ponto de venda”, afirma o professor Plinio Martins Filho, diretor-presidente da editora. 

Foi levando isso em consideração que as novidades da livraria foram planejadas. Além de um charmoso café ao lado, a Edusp contará com um espaço para exposições e com uma programação de atividades culturais que incluem lançamentos e conversas com convidados – a ideia é que esses eventos sejam transmitidos semanalmente na Rádio USP, no programa Conversas de Livrarias. 

“Fundadores da USP” é o tema previsto para a primeira exposição (ainda sem data definida), que acontecerá na praça em frente à loja. Martins Filho explica que “a ideia é trazer imagens e biografias dos primeiros professores – boa parte deles estrangeiros – e alunos formados pela Universidade, logo após a  sua fundação, além de documentos como planos de aula e materiais didáticos daquela época”. A exposição também coloca em evidência a inauguração da livraria em 2009 como parte das comemorações pelos 75 anos da USP. 

Desenvolvido sem custos pelo escritório do arquiteto Paulo Bruna, o projeto arquitetônico da loja “João Alexandre Barbosa” é uma atração à parte. As paredes são de vidro e permitirão que os visitantes avistem do lado de fora um grande painel do pintor russo Sansom Flexor, conhecido por ser o introdutor do figurativismo no Brasil. “A Edusp já havia editado um livro sobre a obra de Flexor, e conseguimos autorização junto ao filho dele para a reprodução de uma de suas pinturas, Geométrico 1, neste painel de quatro por oito metros”, conta o diretor. 

Todas estas novidades vão valorizar ainda mais o centro da atividade da editora. Para Martins Filho, “uma das medidas de importância de uma universidade são seus livros, bibliotecas e livrarias”, e o projeto da nova loja contempla bem este aspecto. Triplicada, a área da livraria (530 metros quadrados) também abrigará uma diversidade bem maior de títulos: de 10 mil  a 15 mil. 

Além disso, estão sendo firmadas parcerias com outras editoras ligadas ao universo acadêmico, como a Perspectiva, Editora 34, Iluminuras e Cossac-Naïf. Essas editoras fornecerão os seus livros em consignação – com repasse da verba apenas após a venda do produto – para a Edusp. “O acordo nos permitirá receber as novidades com bem mais rapidez, prestando um serviço mais ágil e oferecendo uma maior diversidade de títulos ao público”. 

Dentro desta nova proposta, ainda está prevista a inauguração de mais duas lojas da editora no campus da capital: a “Mário Schenberg”, no Centro de Vivência, próximo ao restaurante central, e a “Milton Santos”, no prédio da História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

Da USP