No Dia das Bruxas, Casa das Rosas será uma mansão macabra

Data será comemorada com atividades para adultos e crianças

seg, 26/10/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura escolheu o bicentenário do poeta Edgar Allan Poe como tema da segunda edição do Mansão Macabra – o Halloween (Dia das Bruxas). O evento começa às 20 horas do sábado, 31, e vara a madrugada com recitais, contação de histórias, apresentações teatrais, música gótica e performances macabras no jardim da Casa das Rosas. 

No domingo, 1º, das 14 às 18 horas, será a vez da Matinê Macabra – Ré Lou Im na Casa das Rosas, que terá uma programação superespecial para as crianças. Durante o mês de novembro, Poe, autor de “O Corvo”, continuará fazendo parte da programação da Casa, com cursos, palestras e exposições alusivas à obra do poeta. 

Trick or treat? (“Doces ou travessuras?”) 

A origem do Halloween também pode ser atribuída à Igreja Católica – uma contração da expressão All Hallows Eve, que seria a véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º de novembro. Uma das lendas conta que os espíritos voltariam à procura de corpos vivos para os possuírem pelo próximo ano. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite de 31 de outubro todos deixavam suas casas na escuridão, colocavam fantasias de monstros e saíam às ruas para assustar os espíritos. 

A famosa brincadeira “Doces ou travessuras?” (Trick or treat?) teve início na Irlanda, num costume europeu do século IX: no dia 2 de novembro, Dia dos Fiéis Defuntos, os cristãos pediam bolos de alma (soul cakes) nas redondezas. Hoje, a brincadeira de “Doces ou travessuras?” remete a essas tradições: ou você me dá um doce ou eu roubo sua alma! 

Programação especial no Café Panaroma

Panaroma é uma palavra-valise, presente no livro Finnegans Wake, de James Joyce, que une as palavras “pan” (“tudo”, em grego) e “aroma”, ou seja, “todos os aromas”, e ainda faz um trocadilho com “panorama”. No livro de Joyce, a expressão é Panaroma of all flowers of speech, ou, na tradução de Augusto de Campos: “o panaroma de todas as flores da fala”. Assim se explica por que Panaroma foi o nome escolhido para o café da Casa das Rosas. 

Durante a Noite das Bruxas, o café Panaroma ficará aberto até as 3 horas da manhã e servirá um cardápio especial, como massas negras com molhos vermelhos e outras delícias. Enquanto você saboreia as novidades, serão apresentados filmes, performances teatrais e de dança. 

Serviço
Mansão Macabra – o Halloween da Casa das Rosas
Datas: sábado, 31, a partir das 19 horas e domingo, 1º, a partir das 14 horas
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37
Telefone: (11) 3285-6986
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Mais informações: www.casadasrosas-sp.org.br ou www.poiesis.org.br 

Da Casa das Rosas