Museu de Zoologia da USP oferece Programa de Treinamento Científico

Podem participar estudantes de graduação a partir do terceiro ano em ciências biológicas ou biologia de todas as regiões do país

dom, 20/08/2023 - 7h35 | Do Portal do Governo
(foto: Marcos Santos/USP imagens)

O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) oferece a segunda edição do Programa de Treinamento Científico, uma iniciativa de qualificação para profissionais de museus de história natural.

O programa propõe uma imersão nas atividades curatoriais do museu, incluindo coleções, laboratórios multiusuários, difusão cultural e acadêmica. O programa também permite que os estudantes compartilhem seus conhecimentos e auxiliem nas atividades educativas promovidas pelo museu.

Podem participar estudantes de graduação a partir do terceiro ano em ciências biológicas ou biologia de todas as regiões do país. Serão selecionadas somente dez propostas, duas de cada região.

A submissão de propostas pode ser feita até 31 de agosto, por formulário on-line. Para se inscrever é preciso enviar uma carta de interesse, com a motivação para desenvolver estudos em sistemática e taxonomia animal, além de abordar a importância dos museus para o conhecimento da biodiversidade. Também devem ser enviados carta de recomendação dos professores e pesquisadores em zoologia, histórico escolar completo e curriculum vitae.

A análise das propostas será feita pela Comissão de Graduação do Museu de Zoologia e serão critérios de desempate o currículo e a média das notas nas disciplinas de zoologia, sistemática, taxonomia e evolução.

Os recursos financeiros do programa serão utilizados para o pagamento de passagens aéreas, alimentação e hospedagem na cidade de São Paulo, além dos traslados entre os aeroportos de Guarulhos ou Congonhas.

A seleção será realizada até 29 de setembro e as atividades acontecerão de 5 a 12 de novembro.