MIS: CineCiência exibe documentário sobre ‘deep web’

Sessão deste mês de iniciativa do Museu da Imagem e do Som ocorrerá no próximo domingo (10), na capital paulista

sáb, 09/03/2019 - 10h03 | Do Portal do Governo

A edição deste mês do #CineCiência do Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, investiga o lado obscuro da internet, por meio do documentário “Deep Web” (2015), narrado pelo astro Keanu Reeves.

A sessão ocorre no próximo domingo (10), às 16h. A entrada é gratuita. Basta retirar ingresso uma hora antes do início na recepção do museu. Após a exibição, o especialista Wellington Mitchevis conversa com o público sobre questões que envolvem segurança cibernética. O documentário apresenta detalhes da prisão e do julgamento do suposto criador da Silk Road, um mercado clandestino on-line.

William Ross Ulbricht é um empresário norte-americano de 30 anos que foi preso. Sob o pseudônimo de “Dread Pirate Roberts”, ele fomentou o mercado ilegal on-line de drogas. A família Ulbricht fala sobre o jovem que, com um pensamento empreendedor e de liderança, conseguiu atingir esse mercado digitalmente.

Conversa

Wellington Mitchevis é bacharel em telecomunicação pela Universidade Paulista e Master of Business em Cyber Security pela universidade Impacta. Ele tem se dedicado, nos últimos anos, a promover a disseminação da cultura de proteção cibernética em diversos segmentos críticos do mercado brasileiro e no mundo.

A mediação será de José Luiz Goldfarb, que possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGillUniversity, do Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP.

Atualmente, ele é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diretor e membro do Conselho da EDUC (Editora da PUC) e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC/SP.