Metrô faz a maior concretagem da sua história

Será na Linha 2–Verde. A ação terá início às 20 horas, desta sexta-feira, 12, e deve estender-se até às 10 horas de segunda-feira

sex, 12/09/2008 - 8h00 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 12, começará a maior concretagem já realizada em obras do Metrô. Na construção da laje de fundo do Poço Sul da estação Vila Prudente serão aplicados, de uma só vez, 4.380,86 metros cúbicos de concreto, a uma média de 75 metros cúbicos por hora, ou 1.800 metros cúbicos por dia. A atividade será um marco na história do Metrô e deve ter duração de aproximadamente 70 horas de trabalho.

A ação terá início às 20 horas, devendo estender-se até as 10 horas de segunda-feira, 15. Cerca de 300 operários (100/turno) estarão envolvidos no trabalho. A peça a ser concretada possui 43 metros de diâmetro e 3,20 metros de espessura. O Metrô realizará o lançamento de concreto gelado, por meio de quatro bombas.

Devido às proporções do Poço Sul, que tem 29 metros de profundidade e 43 metros de diâmetro, a concretagem será feita em camadas sucessivas e realizada em etapas, uma vez que depois de iniciadas não pode sofrer interrupções, que poderiam causar problemas nas juntas de concretagem.

A parte logística também tem grande importância para a execução do trabalho. Cerca de 50 caminhões estarão envolvidos no transporte do concreto e realizarão um total de 626 viagens em horários estratégicos, para evitar problemas com o trânsito da cidade.

Orientações para a Comunidade

Durante os serviços de concretagem, o fluxo de caminhões e a presença de geradores e compressores ocasionarão uma movimentação nas proximidades da obra. A comunidade do entorno da obra foi informada sobre o evento por meio de comunicado formal da Companhia.

Para garantir o conforto da população nas imediações, a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET monitorará o tráfego da região. Um sistema de sinalização será instalado para orientar pedestres e veículos.

A futura estação Vila Prudente está localizada entre as ruas Cavour, Itamumbuca e Av. Prof. Inácio Anhaia Mello e possuirá dois acessos, junto ao corpo principal e outro será compartilhado com o Terminal da SPTrans – Expresso Tiradentes. A nova estação contará com 14 escadas rolantes e quatro fixas, além de três elevadores. A previsão para 2010 é de que 75.930 usuários utilizem a estação por dia.

Expansão e Modernização

Com o Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a rede metroferroviária vai aumentar para 240 km, com a transformação de 160 km da CPTM em metrô de superfície, que se caracteriza pela rapidez, qualidade dos trens e estações, confiabilidade e segurança. Entre 2007-2010, o Estado de São Paulo vai investir mais de R$19 bilhões no transporte metropolitano.

Com os recursos do Plano de Expansão, o Metrô ampliará suas linhas e modernizará os trens antigos, além de contar com um novo sistema de sinalização. Para atender a essa grande demanda, serão adquiridos 47 novos trens, sendo 10 para a Linha 3 -Vermelha, 7 para a Linha 1-Azul, 16  para a Linha 2-Verde e de 14 trens para Linha 4-Amarela.

Todo esse processo de modernização dos sistemas de sinalização e as novas composições vão permitir a redução nos intervalos, oferecendo um aumento significativo no número de viagens. A previsão é de ocorra um aumento de 55% do uso do sistema sobre trilhos no transporte público. As melhorias no transporte metroferroviário colaboram ainda com o meio ambiente, gerado menos poluição, menos carros nas ruas, menos horas perdidas e menos acidentes no trânsito.

Do Metrô