Metrô ensina conduta correta de embarque e desembarque dos trens

Campanha visa orientar usuários sobre comportamentos mais adequados e seguros

sáb, 29/03/2008 - 10h57 | Do Portal do Governo

O Metrô está promovendo a campanha Embarque/Desembarque em todas as estações das linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda). O objetivo é orientar os usuários do sistema metroviário a respeito dos comportamentos mais adequados e seguros nos momentos de entrar e sair dos trens.

Como parte da campanha, quatro duplas de mímicos farão apresentações bem-humoradas em algumas estações até 4 de abril (somente nos dias úteis), das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas. Os artistas simularão comportamentos que atrapalham o fluxo de usuários e incentivarão as pessoas a agir de forma correta e educada.

Adesivos

Para reforçar a iniciativa, 288 adesivos com os dizeres Antes de entrar no trem, deixe as pessoas saírem estão sendo colocados nas plataformas de oito estações.

A campanha terá também adesivos no interior das composições. No piso dos vagões que circulam nas linhas 1 e 2, em frente a quatro das oito portas existentes, estão coladas peças informativas com a mensagem Local exclusivo para embarque e desembarque. Além dessas peças, cartazes nos trens e painéis nas estações e mensagens sonoras na rede metroviária reforçarão as orientações sobre condutas adequadas.

“Quando o embarque e o desembarque de passageiros ocorrem de forma desorganizada, pode haver interferências que prejudicam a partida dos trens das plataformas. A campanha ajudará a manter a segurança na partida e o intervalo programado entre as composições”, afirma o gerente de Operações do Metrô, Milton Gioia.

Por conta das dificuldades para embarcar e desembarcar, há perda da capacidade de transporte de dois trens por hora (aproximadamente 3,5 mil usuários) e o tempo da viagem aumenta 8%, em média.

Do Metrô

(I.P.)