Metrô: Biblioteca registra 100 mil livros emprestados

Projeto "Embarque na Leitura" completou dois anos

sex, 01/12/2006 - 21h39 | Do Portal do Governo

As bibliotecas instaladas nas estações Paraíso, Tatuapé e Luz do Metrô alcançaram a marca de 100 mil livros emprestados, desde que foi inaugurada a primeira unidade em Paraíso, há dois anos, com a implantação do projeto “Embarque na Leitura”, que tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura na população.

Com essa iniciativa, as três bibliotecas contam com um público cadastrado de 17.249 leitores, assim distribuídos: 12.039 na estação Paraíso, 4.323 em Tatuapé e 887 em Luz. Os três acervos somam 9.737 livros novos, entre eles best sellers e clássicos da literatura. Desse total, 4508 livros estão na estação Paraíso, 2.918 na estação Tatuapé e 2.311 na estação Luz.

Todas as bibliotecas contam com equipe especializada para o atendimento da população e com publicações em braile.

Perfil dos Usuários

Na estação Paraíso, a maioria dos leitores está concentrada na faixa entre 20 a 30 anos (4.672 pessoas), é do sexo feminino (8.254) e tem ensino médio completo (4.772). Em Tatuapé, a maior faixa de escolaridade também é o ensino médio completo (1.981), a maioria dos leitores também está na faixa dos 20 aos 30 anos (1.724), com predomínio de mulheres (2.839). Em Luz o fato se repete: entre a maioria feminina (574), o ensino médio completo está em destaque (420) e a faixa de idade é entre 20 a 30 anos (351).

Livros mais Emprestados

Entre os livros mais emprestados estão: “O Código da Vinci”,  “Anjos e Demônios”, “Lágrimas da Lua”, “Fortaleza Digital”, “O Monge e o Executivo: Uma História sobre a Essência da Liderança”, “A Rosa do Povo”, “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, “O Zahir” e “Memórias de Minhas Putas Tristes”, entre outros.

Além do empréstimo de livros, as bibliotecas “Embarque na Leitura” contam com uma agenda de atividades ligadas à literatura, como tarde de autógrafos, conversa com escritores, contadores de história e distribuição de livros.

Para se cadastrar e receber a carteirinha, os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência(originais e cópias) e uma foto 3×4. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais.

  O empréstimo, de um livro por vez, é gratuito e pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Os livros devem ser devolvidos em 10 dias, em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas.

Como os cadastros entre as três bibliotecas são independentes, os interessados devem fazê-lo em cada uma das bibliotecas de seu interesse. Os livros retirados só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foi retirado.

Menos de 0,5% dos livros emprestados retornam com algum tipo de avaria ou deixam de ser devolvidos.

Do Metrô

C.M.