O Metrô realiza até segunda-feira, 24, em todas as suas estações e trens, a campanha de segurança pública Tem alguém de olho nas suas coisas e não é você. Durante a campanha, os agentes de segurança do Metrô distribuirão 600 mil folhetos com dicas para evitar furtos.
O objetivo é sensibilizar os usuários para a tomada de precauções que impeçam a ocorrência de furtos no sistema metroviário. O maior número de casos desse crime ocorre nos acessos das estações e nos momentos de embarque e desembarque nas plataformas, nos horários de pico.
Em 2005, a média mensal de furtos no sistema metroviário foi de 126 registros. Em 2006, caiu para 112. Neste ano, até novembro, foi de 85.
“A campanha é feita em dezembro porque alguns usuários do Metrô, preocupados com as compras de Natal, descuidam de suas carteiras e celulares e os deixam à mostra, facilitando a atuação dos ladrões”, afirma José Luiz Bastos, chefe do Departamento de Segurança do Metrô. A distribuição dos folhetos será reforçada pela emissão de mensagens sonoras em todas as estações e trens.
Do Metrô