Memorial da América Latina sedia evento sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

Seminário reuniu especialistas que discutiram o papel do Brasil na ratificação de negociações entre os países envolvidos

qui, 05/12/2019 - 10h57 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Memorial da América Latina

Por meio do Centro de Estudos Brasileiros da América Latina (Cbeal), o Memorial da América Latina promoveu nesta quarta-feira (4) o seminário Acordo Mercosul e União Europeia – as perspectivas do Brasil. O encontro reuniu especialistas na área, que discutiram o papel do País na ratificação do acordo entre as nações envolvidas.

A abertura foi feita pelo presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião, e pelo secretário Estadual de Relações Internacionais, Julio Serson. A primeira mesa traçou um panorama geral sobre o acordo, desde o texto assinado em julho de 2019, passando pelos obstáculos a serem resolvidos com a ratificação até a projeção comercial para futuros negócios.

A atividade contou com a presença de Joachim Jakobsen, conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Vera Thorstensen, professora da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e José Botafogo Gonçalves, ex-embaixador do Brasil na Argentina.

Foram discutidas, na segunda mesa, as perspectivas do Brasil na ratificação do acordo, com a participação de Roberto Alexandre Borghi, professor do Instituto de Economia da Unicamp, que discorreu, entre outras questões, sobre aspectos fundamentais da competitividade do Brasil frente aos países da União Europeia, além de Karina Pasquariello Mariano, professora de Relações Internacionais da UNESP, e Rubens Barbosa, embaixador do Brasil em Washington entre 1999 e 2004, que finalizou o debate.

O embaixador enfatizou a importância de uma agenda brasileira para a preparação ao acordo, após a ratificação, a partir de temas inerentes às políticas sociais, econômicas e ambientais que refletem o crescimento e desenvolvimento do País.

Participantes

Estiveram presentes representantes dos Consulados das nações do Mercosul, da União Europeia, do Procon, das Câmaras de Comércio, das universidades paulista, de estudantes e profissionais de vários segmentos.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Memorial da América Latina, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria Estadual de Relações Internacionais, com apoio da Câmara de Comércio França-Brasil, Câmara de Comércio Argentino-Brasileira, Federação Nacional de Estudantes de Relações Internacionais e Câmara de Comércio do Mercosul.