Memorial: a partir de terça, 11, Música ao Meio Dia passa a ser semanal

Núcleo Universitário de Ópera congrega jovens estudantes de canto lírico de nível universitário

dom, 09/09/2007 - 10h31 | Do Portal do Governo

O projeto Música do Meio-Dia passou a ser semanal a partir de setembro. Quem ganha é o público, que poderá ouvir, todas as terças-feiras, concertos de grupos de câmara, sempre ao meio-dia. O maestro Paulo Maron e o coordenador do Departamento de Música de Câmara da USP, Michael Alpert, se revezam na escolha do programa. A entrada é gratuita.

Criado em 2003 pelo maestro e compositor Paulo Maron, o Núcleo Universitário de Ópera congrega jovens estudantes de canto lírico de nível universitário, recém-formados ou em formação, vindos de diferentes escolas e universidades.

Confira abaixo o programa de dia 11 de setembro:

OS GUARDAS DO REI

Ópera em dois atos de Gilbert e Sullivan

Trechos principais adaptado para canto e piano, com narração.

Com Membros do Núcleo Universitário de Ópera

Direção Musical: Guilherme Gama

Narração: Paulo MaronPersonagens e intérpretes

Ten. Cholmondeley –   Diego Maurilio

Cel. Fairfax –                Paulo Bezulle

Sgt. Meryll –                 Pedro Ometto

Jack Point –                 Glaucivan Gurgel

Leonard Meryll –          Guilherme Gama

Elsie Maynard –           Gabriella Rossi

Phoebe Meryll –           Ana Lucia Nascimento

 

Piano: Alfredo Abbati

Sobre os autores e a obra

A Inglaterra da era vitoriana, que se iniciou na metade do século XIX e foi até o início do século XX, foi marcada pelo seu auge econômico, até então o período de ouro da revolução industrial britânica. Enquanto isso, no meio musical, a Inglaterra se encontrava um tanto estagnada, pois desde Henry Purcell (século XVII), o império britânico não produzia nenhum compositor que se destacasse para o resto da Europa.

Só no final do século XIX, a Inglaterra renasceria musicalmente com o surgimento de compositores como Edward Elgar, Frank Bridges e Frederic Dellius. Mas pouco antes desses três compositores alcançarem fama, um compositor começou a se destacar principalmente no gênero da ópera, Arthur Sullivan.

Seu sucesso só começou a crescer quando se uniu ao poeta e libretista Willian Gilbert, em 1875, com a opereta Thespis. A partir de então, seria um sucesso atrás de outro, culminando com as três produções mais conhecidas, HMS Pinafore, Piratas de Penzance  e O Mikado.

Foram 13 operetas ao todo, ocasionando uma parceria que duraria mais de 20 anos. Dessas 13 operetas apenas uma segue um enredo dramático, Os Guardas do Rei (Yeomen Of the Guard), todas as outras são óperas cômicas. Mesmo nas passagens engraçadas de “Yeomen”, a comicidade fica em segundo plano dando maior atenção ao conteúdo do drama sério.

Enredo

O Coronel Fairfax foi sentenciado à morte e aguarda a execução, sendo confinado na Torre de Londres. Phoebe, filha do Sargento Meryll, esconde uma paixão por Fairfax, enquanto Meryll, que considera Fairfax inocente, arquiteta um plano para tirá-lo da torre com a ajuda de Phoebe.

Fairfax, entretanto, aceita seu destino, mas pede que lhe arranjem uma falsa noiva, pois teme que seus bens passem para seus parentes sempre gananciosos. Este é o ponto de partida para uma história cheia de reviravoltas.

Serviço:

Música do Meio-Dia

Todas as terças-feiras de setembro

Horário: 12h (meio-dia)

Sala dos Espelhos – Portão 12

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Entrada franca

Telefone: (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina

C.M.