Maternidade do Hospital Estadual de Botucatu realiza parto do milésimo bebê

Seção da unidade de saúde foi implantada em dezembro de 2018 e conta com equipe especializada de profissionais

ter, 07/07/2020 - 19h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/HCFMB

Implantada em dezembro de 2018, a Maternidade do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) registrou, na madrugada da última quinta-feira (2), um marco histórico: o nascimento de Iury, o milésimo bebê que contou com o apoio dos profissionais da unidade de saúde.

Com 3,24 kg e 48 centímetros, Iury nasceu de parto normal, realizado pela equipe de enfermeiras obstetras, e é o primeiro filho do casal Tatiana Jesus Domingos e Josemar Santos dos Reis, que recebeu um kit especial preparado pela equipe da Maternidade, com a ajuda de doações, para celebrar o momento especial para a família e o hospital.

A mãe não escondeu a emoção diante do momento único. “Esta é a melhor sensação do mundo. Nada se compara a ter meu pequeno nos braços. Não imaginava que ele seria o bebê de número 1.000 da Maternidade, mas estou muito feliz e agradeço a todos da equipe pelo atendimento. Estão todos de parabéns”, revelou Tatiana ao Portal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Conquista

A enfermeira Rachelle Scapol trabalha na Maternidade desde o início do funcionamento, em 2018. Para ela, o nascimento do milésimo bebê foi um grande marco para a Maternidade. “Para nós, esse nascimento representa uma grande conquista. A vivência de um parto humanizado e respeitoso, quebrando os paradigmas, nos traz a visão que o SUS resiste, e que pode sim proporcionar experiências únicas de parto, que os direitos existem e podem ser ouvidos e respeitados”, afirmou ao Portal do HCFMB.

“Nós crescemos muito em pouco tempo, ganhamos espaço em uma equipe multidisciplinar, reduzimos taxas de cesáreas e conseguimos colocar em prática as diretrizes que a Organização Mundial da Saúde e a Rede Cegonha trazem, e hoje somos referência no cuidado, assistência e humanização”, acrescenta Rachelle, com o apoio de toda equipe de Enfermagem da Maternidade.

Para o chefe do Serviço de Obstetrícia do HC, Roberto Antônio de Araújo Costa, a importância do milésimo nascimento na maternidade do HEBo pode ser avaliada de várias formas.

“Significa o sucesso de uma política de saúde proposta e implementada pela Superintendência, a de organizar melhor a assistência ao parto na cidade e na região. Isso permitiu uma diminuição da superlotação na maternidade do HC e consequentemente uma melhor atenção à assistência ao parto nos dois serviços. Criou-se um cenário de trabalho integrado entre as equipes médicas e de enfermagem e um campo de ensino importante para a formação das equipes de saúde”, enfatizou ao Portal do HCFMB.

“A consolidação da Maternidade representa também mais um ponto importante de fixação de profissionais para a cidade. Estamos muito satisfeitos com o alto grau de satisfação demonstrado pelas usuárias, o que nos mostra que foi uma decisão totalmente acertada”, disse.

Esperança

A gerente de Enfermagem do HEBo, Andrezza Belluomini Castro, afirma que o nascimento do milésimo bebê não representa apenas um marco numérico para a maternidade. “Nestes tempos tão difíceis de pandemia de COVID-19, cada nascimento é comemorado como uma nova esperança de vida. A maternidade do HEBo está em crescimento e expansão em resposta a integração das diversas equipes de saúde, e em pouco tempo, tornou-se modelo de excelência no atendimento ao parto humanizado no estado de São Paulo”, avaliou ao Portal do HCFMB.

A diretora-executiva do HEBo, Silke Weber, acredita que a dedicação de uma equipe multiprofissional é essencial para o crescimento do Serviço. “Presenciar esse fato é reconhecer o mérito de todos nós, que estamos juntos desde o início, inovando todos os dias com novas conquistas. Sem este trabalho em equipe, não chegaríamos tão longe. Muito obrigada a todos”, pontuou a gestora ao Portal do HCFMB.

Maternidade do HEBo

Em dezembro de 2018, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo repassou R$ 6 milhões ao HCFMB para a abertura de 20 leitos obstétricos no HEBo, unidade de baixa e média complexidade.

O HEBo possui, no total, 80 leitos instalados. Entre eles, estão os 20 novos leitos abertos para atendimento a gestantes de menor complexidade. A medida contribuiu para a otimização aproximada de 60% da maternidade do HCFMB, que continua a ser uma referência regional para gestação de alto risco, com seus 29 leitos SUS, realizando cerca de 200 partos por mês.

Atualmente, a Maternidade do HEBo tem realizado cerca de 80 partos por mês. “Obrigado à equipe do HC e do Hospital Estadual Botucatu pela dedicação e compromisso com esse projeto. Essa gestão tem um compromisso com a população de Botucatu e região, que é atendida no complexo HCFMB: sempre buscaremos um atendimento de qualidade, acolhedor e, principalmente humanizado”, finaliza ao Portal do HCFMB o superintendente da unidade, André Balbi.