Maratona de Apps: inscrições de alunos vão até 25 de maio

Competição reunirá programadores, estudantes e professores da rede estadual para criar aplicativos a serem utilizados nas salas de aula

qua, 09/05/2018 - 11h47 | Do Portal do Governo

Alunos da rede pública do Estado de São Paulo já podem se preparar e efetivar as inscrições para a Maratona de Apps, uma iniciativa conduzida pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Samsung.

O evento tem o objetivo de unir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores para criar aplicativos de celular a serem usados nas salas de aula. Para isso, estudantes matriculados no Ensino Médio regular em escola pública ou instituto técnico e federal estão convidados a participar da iniciativa.

Cadastro

Até 25 de maio, os candidatos devem se cadastrar em equipes de cinco integrantes. São necessários um professor atuante em escola pública, um aluno cursando o Ensino Médio em escola pública, um estudante de escola técnica ou instituto federal (que curse Tecnologia da Informação e/ou Design); um graduando do curso de Tecnologia da Informação (a partir do 3º semestre); e um aluno de licenciatura (a partir do terceiro ano ou 5º semestre). Para compor a equipe e se inscrever, também é possível escolher os membros pela internet.

A maratona tem a proposta de criar um protótipo de aplicativo que contemple assuntos apresentados no currículo dos anos finais do Ensino Fundamental nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e História). Os programas deverão ser desenvolvidos de acordo com as normas e orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A competição será organizada em três etapas. Na inicial, que será realizada de 26 de maio a 11 de junho, a comissão organizadora avaliará as propostas de apps. As equipes selecionadas serão conhecidas em 12 de junho, no site da Maratona.

Os grupos que seguirem no concurso terão até 30 de julho para desenvolver o protótipo, contando com sessões de mentoria on-line. Os modelos serão testados em agosto e, em setembro, ocorrerá a divulgação do resultado. Cada vencedor receberá certificado, além de uma bolsa no valor de R$ 1 mil.