Lollapalooza: SP monta operação especial no transporte público nos dias do evento

Metrô e CPTM vão funcionar 24 horas para desembarque; ViaMobilidade oferece viagens diretas até a Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda

qua, 20/03/2024 - 8h52 | Do Portal do Governo

Quem for para o Lollapalooza 2024 contará com esquema especial de transporte para os dias de festival.

O Lollapalooza 2024 será entre os dias 22 e 24 de março no Autódromo de Interlagos, Zona Sul da capital paulista.

A CPTM e o Metrô, por exemplo, vão funcionar 24 horas para desembarque e transferências do público.

Extensão do horário

?A CPTM terá operação especial de sexta (22) a domingo (24) para levar o público com mais comodidade e segurança, funcionando 24 horas nos três dias do evento, com reforço de todo o quadro operacional (estações e segurança) e trens extras de prontidão em caso de necessidade.

Entre 4h e 0h, a CPTM seguirá com a operação normal. Já no período de 0h às 4h, todas as estações ficarão abertas para transferências entre linhas e desembarque.

O Metrô também terá esquema especial. Entre 0h e 4h40, as estações ficarão abertas para transferências e desembarque de passageiros. Já das 4h40 à 0h, a operação será normal. A companhia terá ainda reforço nas equipes de atendimento e de segurança.

Trens expressos: veja como comprar

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, vai disponibilizar o serviço de trens expressos para o Lollapalooza 2024. Os passaportes especiais, que dão direito a viagens diretas entre a Estação Pinheiros e a Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda, já podem ser adquiridos pelo site Passaporte Mobilidade.

O serviço especial tem como objetivo facilitar o deslocamento dos fãs até o Autódromo de Interlagos. O valor do serviço é R$ 30,00.

As vantagens do passaporte especial incluem viagens mais rápidas, conforto de trens exclusivos e partidas com hora marcada. Os trens expressos terão como único ponto de embarque a Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, que faz conexão com a Linha 4-Amarela de metrô, operada pela ViaQuatro. Além disso, o serviço de trens expressos não irá interferir na operação regular dos trens da Linha 9-Esmeralda.

O serviço expresso garante acesso aos trens exclusivos com destino direto para a Estação Autódromo, sem parar nas demais estações que fazem parte do trajeto. O ponto de desembarque da Linha 9-Esmeralda se encontra a menos de 700 metros de distância do portão de acesso ao Autódromo de Interlagos, equivalente a 8 minutos de caminhada até a entrada do festival.

Para o retorno do Lollapalooza, o passaporte expresso inclui a viagem de volta, também em trens exclusivos e sem paradas, embarque do tipo ‘Fast Pass’, em filas segregadas, com acesso sinalizado na Estação Autódromo.

As viagens de retorno do evento no serviço expresso terão partidas da Estação Autódromo à 0h05, 0h30, 1h, 1h30, 2h, 2h30. Os passageiros do serviço expresso não precisarão escolher a hora do retorno, podendo embarcar nos trens expressos nestes horários, havendo disponibilidade de lugares. Após as 2h30, apenas o serviço regular com paradas em todas as estações estará disponível para retorno do evento.

Durante os dias do festival, a Estação Autódromo estará aberta para embarque de passageiros 24h. As demais estações das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda permanecerão abertas para desembarque e integração de passageiros até a conclusão das viagens originadas na Estação Autódromo.

As demais linhas da rede metroferroviária da região metropolitana de São Paulo também estarão funcionando 24h para desembarque e integrações nos dias do evento.

O serviço em horário especial é fruto de uma parceria do Lollapalooza com a ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás de metrô, e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

Confira como vai funcionar o serviço expresso:

– O serviço expresso terá trens exclusivos, com embarque na Estação Pinheiros sentido Estação Autódromo, sem parada nas demais estações do trajeto.

– Ao todo, serão 7 partidas do trem expresso na sexta-feira e 12 partidas no sábado e no domingo.

– Os trens expressos têm horários de ida pré-determinados, com previsão de partida a cada 60 minutos na sexta-feira e a cada 30 minutos no sábado e no domingo, entre 10h30 e 16h.

– Na volta, os trens expressos também têm hora marcada, a cada meia hora, entre 0h05 e 2h30. O passageiro não precisa reservar no momento da compra do Passaporte o seu horário de retorno.

– Antes da 0h e depois das 2h30, o passageiro poderá usar o serviço regular.

– As passagens para os serviços especiais poderão ser adquiridas antecipadamente por meio do site Passaporte Mobilidade, onde também é possível conferir os horários de partidas disponíveis.

– A validação dos passaportes especiais na estação Pinheiros será separada da validação do serviço regular, assim como na estação Autódromo no retorno. Se o passageiro optar por ir para a Estação Pinheiros de trem ou metrô precisará comprar um bilhete de transporte regular nos canais tradicionais de venda, no valor de R$ 5,00

– O passageiro do serviço expresso que desejar fazer integração com a Linha 4-Amarela no retorno do evento não precisará comprar um bilhete comum extra.

– Os caminhos até a plataforma de embarque serão sinalizados e orientados pelos agentes de atendimento e segurança das estações.

– Para as viagens de ida, o embarque será feito em áreas designadas na plataforma da Estação Pinheiros, não interferindo no embarque dos passageiros nos serviços regulares.

– Os tempos de viagem serão reduzidos, dada a ausência de paradas. Os trens serão devidamente identificados para os serviços especiais.

– Na sexta-feira, o tempo de viagem estará sujeito a maiores variações, de forma a não interferir no deslocamento dos trens regulares que fazem todas as paradas até a estação Autódromo.

– Para as viagens de volta, o passaporte expresso garante o acesso especial ‘Fast Pass’ com sinalização na Estação Autódromo.

– Não haverá interferência na operação regular dos serviços da Linha 9-Esmeralda, tanto nas viagens de ida como de retorno ao evento.

– A Estação Autódromo estará aberta para embarque de passageiros 24h. As demais estações das Linhas 4 – Amarela, 5 – Lilás, 8 – Diamante e 9 – Esmeralda permanecerão abertas para desembarque e integração de passageiros até a conclusão das viagens originadas na Estação Autódromo.