Literatura e refúgio são temas de curso na Casa Guilherme de Almeida

Entre 26 e 28 de fevereiro, os participantes do evento analisarão obras que tratam de exílio e histórias migratórias

qui, 21/02/2019 - 10h11 | Do Portal do Governo

A escritora, pesquisadora e tradutora Francesca Cricelli ministrará o curso “Literatura e Refúgio”, que aborda alguns autores contemporâneos brasileiros e mundiais que trabalham nas obras questões de exílio, estado de refugiado e a condição de estar entre culturas e histórias migratórias. A atividade será realizada pela Casa Guilherme de Almeida, de 26 a 28 de fevereiro, das 19h às 21h.

Os interessados podem realizar a inscrição pela internet até 26 de fevereiro (62 vagas). Durante o curso, os alunos analisarão publicações dos autores Atiq Rahimi, Igiaba Scego, Abdellah Taïa, W. G. Sebald, Julián Fuks, Caarola Saavedra, em um recorte que vai além do testemunho e trabalha a articulação entre o autobiográfico e a ficção.

No último encontro, haverá um diálogo com autores que se encontram no Brasil em condição de exílio ou refúgio. A atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo para Tradutores Literários. A programação também está disponível para consulta, pela internet.

Instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, o museu biográfico e literário Casa Guilherme de Almeida é administrado atualmente em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura.