Lembo participa da comemoração dos 60 anos da Cinemateca Brasileira

Cinemateca é responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira e desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração do acervo

ter, 29/08/2006 - 18h15 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, participou na tarde desta terça-feira (29/08), da comemoração dos 60 anos da Cinemateca Brasileira.

Durante o evento, o governador assistiu a um vídeo institucional sobre a importância da Cinemateca para o cinema nacional e visitou o laboratório de restauro da instituição,  que recupera filmes antigos da cinematografia nacional.

Do diretor-executivo da Cinemateca, Carlos Magalhães, Lembo recebeu uma coleção de fac-símiles com cartazes de filmes antigos brasileiros.

A Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira e desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes (longas, curtas e cinejornais), além de documentos, livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

A Cinemateca surgiu a partir do Clube de Cinema de São Paulo, criado em 1940, por jovens estudantes do curso de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), dentre eles Paulo Emilio Salles Gomes, Decio de Almeida Prado e Antonio Candido de Mello e Souza. O espaço foi fechado pela polícia do Estado Novo e reinaugurado em 1946.

Em 1984, foi incorporada ao Governo Federal como um órgão do então Ministério de Educação e Cultura e, atualmente, está vinculada à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Desde 1992, a Cinemateca Brasileira está instalada no Largo Senador Raul Cardoso, nº 207, na Vila Clementino, no antigo Matadouro Municipal, prédio construído no século XIX e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), do Estado de São Paulo.

O evento contou, também, com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Gilberto Gil (Cultura), Fernando Haddad (Educação), Dilma Rousseff (Casa Civil), Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Tarso Genro (Relações Institucionais).

Cleber Mata/André Muniz