Lazer: Projeto Viver no Parque retorna neste fim de semana com show da cantora Fanta Konatê

Fanta é filha de Famoudou Konatê, percussionista mundialmente conhecido na música africana e vem acompanhada da performance da Troupe Djembedon

qui, 04/01/2007 - 21h45 | Do Portal do Governo

O projeto Viver no Parque retoma suas atividades gratuitas neste fim de semana (06 e 07/01), no Parque da Juventude. São duas mil vagas, distribuídas em sete oficinas de lazer e cultura, em quatro turnos: dois de manhã, das 9 às 13h; e dois à tarde, das 14h30 às 17h30. O destaque de domingo é o show da cantora Fanta Kontê, acompanhada da performance da Troupe Djembedon, a partir das 11 horas.

O show: Fanta Konatê é Malinkê da República da Guiné. Filha do mestre Famoudou Konatê, percussionista mundialmente conhecido na música tradicional Africana (www.famoudoukonate.com), ela aprendeu sua arte, o canto e a dança, nos balés da capital Conakry e em sua aldeia natal na região da Alta Guiné. A cantora reside no Brasil desde 2003, aonde também vem se apresentando.

Djembedon, em Malinkê, significa “As Danças do Djembê”. O Djembê é um tambor milenar, originário da etnia Malinkê (Guiné/Mali), tradicionalmente confeccionado a partir do tronco de uma árvore sagrada, esculpido em forma de taça, com uma pele de cabra esticada através de cordas e aros de ferro. Os Dununs são tambores cilíndricos responsáveis pela base rítmica/melódica, que acompanha o djembê e compõe um naipe: o Dunumba é o maior e mais grave, o Sangban possui um som médio intermediário e o Kensedeni é o menor e mais agudo. Cada um é acompanhado por um Kenken (sino) de condução. O Sabar é originário dos Rhims da etnia Serere do Senegal, tocado com baqueta e mão, afinado através de fitas e cravelhas. Possui diferentes tamanhos e funções rítmicas específicas, sendo eles o Nder, Bambambal, Bambam, Tchol, Tunguni e Guron.

O diretor da Troupe Djembedon, Luis Kinugawa, realizou uma pesquisa musical por dois anos na África, especificamente na Guiné, país de origem do Djembê e Dununs, passando também por Senegal e Serra Leoa. O trabalho da Troupe é fruto dessa pesquisa, enriquecida por ingredientes sensoriais diversos: timbres, projeções, luzes, texturas sonoras. A interatividade com o público é um grande elemento da performance. Os ritmos executados vão do tradicional e ancestral das aldeias Malinkês à contemporaneidade dos balés e festas populares das capitais africanas, sempre enfatizando a beleza das danças originais, coreografias, canções e seus significados atemporais.

Historia: A música e a dança Malinkê Guineana se diferem muito do que conhecemos como afro-brasileiro, porque os Mandingas chegaram há mais tempo e em menor quantidade ao Brasil. Uma vez que seguem fortemente o Islã, não cultuam Orixás, mas possuem um sincretismo próprio, preservando razoavelmente a estrutura de Clãs, desde os tempos do grande Império Mandinga (séc XIII). Cada família exerce uma determinada profissão, passada de pai para filho, com diversas regras, valores e condutas para o casamento, a circuncisão, as festas muçulmanas, os ritos de passagem, o trabalho no campo, as máscaras. Cada evento social destes é acompanhado por músicas e danças específicas que promovem a alegria, a expressão, o alívio de tensões e fortalecem as relações sócio-afetivas dentro da Aldeia.

Viver no Parque: fruto de iniciativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer e realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens e moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. Entre setembro e dezembro, o Viver no Parque beneficiou diretamente cerca de 23 mil pessoas. Desde sua implantação em dezembro de 2005, o projeto já beneficiou aproximadamente 50 mil pessoas.

Oficinas: são sete oficinas ministradas aos finais de semana e feriados: Contador de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança (de salão, rua e urbana), Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches. Durante a semana há, ainda, aulas de Yoga e Tai Chi Chuan, de terça e quinta, e quarta e sexta, das 9 às 10 horas, respectivamente, com 25 vagas. Para participar basta comparecer antes do início das atividades.

Contador de Histórias: não serão apenas as crianças que mergulharão no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participarem das atividades também poderão se transformar em futuros criadores e contadores de histórias. A intenção é que, no final do ano, muitos jovens estejam fazendo a alegria dos freqüentadores, com suas criações e performances.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos. Esta oficina também trabalhará a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

  Recreação Circense: serão oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Dança: três modalidades são trabalhadas: Dança de Rua, Danças Urbanas e Dança de Salão. Desinibir-se e exercitar-se são alguns dos resultados instantâneos que esta oficina proporciona, além de despertar nos jovens o prazer de dançar e criar suas coreografias através dos ritmos trabalhados.

Jardinagem: além de ministrar noções de jardinagem, esta atividade trabalhará questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, que podem até ser recuperadas durante as oficinas. Outra ação a ser trabalhada é a doação de mudas para replantio a fim de incentivar a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Arte Sucata: noções de aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

  Tai Chi Chuan: através de movimentos circulares e respiratórios, a atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos partipantes.

 SERVIÇO

PROJETO VIVER NO PARQUE – PROGRAMAÇÃO DE NATAL

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos, das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Yoga (3ª. e 5ª.) e Tai chi chuan (4ª. e 6ª.): 25 vagas por dia, das 9h às 10h.

Inscrições gratuitas na hora

Show da cantora Fanta Kontê: dia 07/01 (domingo), às 11h

Parque da Juventude

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)

Informações nos sites: www.sejel.sp.gov.br e www.juventude.sp.gov.br

C.A.