Lançamento de livro marca os 105 anos do Instituto de Zootecnia

Instituto gera pesquisa científica aplicada à produção animal, oferecendo seus produtos e serviços na área agropecuária

qui, 15/07/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IZ/Apta/SAA), comemora nesta quinta-feira, 15, o seu aniversário. Há 105 anos, o instituto gera pesquisa científica aplicada à produção animal, oferecendo seus produtos e serviços na área agropecuária.

Para comemorar, a instituição lançará o livro “Tecnologias para Produção Intensiva de Ovinos”, editado pelos pesquisadoresr Eduardo Antonio da Cunha e Josiane Aparecida de Lima.  Segundo Cunha, “o livro é um completo compêndio de informações divulgadas para sucesso na produção intensiva de ovinos”. Os temas abordados foram minuciosamente escolhidos para fornecer subsídios tecnológicos de fácil adoção e de impacto produtivo/econômico, possibilitando, assim, ao ovinocultor ter uma atuação empresarial e uma articulação perfeita no gerenciamento da atividade, pois esses são fatores básicos para a inserção e permanência no mercado.”

Na obra são abordados temas como a estrutura de produção, planejamento da produção de forragens; produção de silagem – tecnologia e planejamento, produção de feno – convencional e artesanal, alimentação e seus efeitos na sanidade e na reprodução; ovinos e a fotossensibilização; características desejáveis em matrizes e reprodutores e reprodução acelerada; rendimento de carcaça, cortes comerciais e qualidade de carne; e o controle de parasitas em sistema intensivo de produção.

Pesquisa

O instituto se destaca na pesquisa científica gerando tecnologias para o agronegócio com ênfase em biotécnicas aplicadas à área animal, uso de marcadores moleculares para maciez da carne, organismos geneticamente modificados, testes Elisa e de imunolocalização, transferência de embriões, criobipartição, biologia fina e zootecnia de precisão e rastreabilidade. O IZ também mantém programas tradicionais de melhoramento genético nas áreas animal, vegetal e com sistemas de produção.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento