Justiça recebe sem-terra para discutir áreas devolutas

Lideranças apresentaram reivindicações e conheceram o panorama da situação em SP

ter, 11/01/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC) abrigou nesta terça, 11, um encontro entre a secretária Eloísa Arruda, o diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, e representantes de movimentos de sem-terra. A iniciativa da pasta teve como objetivo principal ouvir as reivindicações das lideranças e apresentar a todos um panorama da situação fundiária no Estado.

Eloísa Arruda ressaltou a importância do encontro, onde apresentou uma medida de caráter prático: no dia anterior, ela esteve reunida com o procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos, a quem propôs destacar um procurador apenas para acompanhar os processos referentes a terras devolutas. “Com isso, poderíamos diminuir a morosidade dos processos, que é a maior queixa dos integrantes dos movimentos sociais. O procurador-geral foi muito receptivo à ideia”, afirmou a secretária. A próxima reunião, já confirmada, será em Presidente Prudente, região do Pontal do Paranapanema, que é foco constante de ocupações de terras. A data ainda não está definida.

O diretor executivo do Itesp definiu a reunião como muito produtiva. “A iniciativa da secretária foi muito elogiada por todos, principalmente por ter sido marcada com tanta rapidez. E as demandas já tiveram prosseguimento, com a criação de uma agenda e a definição do local onde será realizada a próxima reunião: Presidente Prudente”, afirmou Pilla.

Estiveram presentes ao encontro Lino de Macedo, do Movimento dos Agricultores Sem Terra (Mast); Sergio Pantaleão e Wesley Mauch (MST); Milton David da Silva, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST); Valdirene Gomes e Alexandre Gomes Viana, do Uniterra; Nivaldo de Siqueira Gomes, da FAF-CUT/SP; e Rosalino de Jesus de Barros, da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).

Ainda nesta terça-feira, a secretária, ao lado do diretor executivo do Itesp, irá receber na SJDC, para tratar do mesmo assunto, o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antonio Nabhan Garcia.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania