Justiça: Procon-SP lança informativo sobre os cuidados necessários para adquirir e manusear águas sa

nd

qui, 21/09/2000 - 10h39 | Do Portal do Governo

Encontradas facilmente no mercado, as águas sanitárias clandestinas são responsáveis por cerca de um terço dos casos de intoxicação por produtos domissanitários que chegam ao Centro de Assistência Toxicólogia do Hospital das Clínicas – Ceatox. Com o objetivo de prevenir acidentes de consumo como estes, a Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, e o Ceatox estão lançando um informativo que para orientar a população sobre os cuidados ao adquirir e ao manusear águas sanitárias. Ele faz parte do Acordo Técnico firmado entre a Fundação Procon e o Hospital das Clínicas com a finalidade de desenvolver trabalhos técnicos conjuntos.

As águas sanitárias clandestinas normalmente são vendidas em domicílio, por meio de carros-pipa, ou em pequenos estabelecimentos comerciais. Muitas delas contêm grandes quantidades de soda cáustica e, pelo fato de serem comercializadas em embalagens inadequadas, como garrafas de refrigerantes, tornam-se ainda mais perigosas, pois são alvo fácil para as crianças. A ingestão de líquidos cáusticos causa sérias queimaduras internas. As queimaduras cáusticas estão associadas à elevada incidência de câncer no esôfago.

O informativo alerta os consumidores sobre o que deve ser observado na hora da compra quanto à embalagem, à rotulagem, bem como os cuidados no armazenamento e na utilização do produto. Orienta também sobre o que fazer e a quem recorrer em casos de ingestão acidental do produto.

O material, denominado “Procon Informa – Águas Sanitárias Clandestinas”, estará disponível para os interessados nos postos de atendimento do Procon, no Poupatempo Sé e Poupatempo Santo Amaro, bem como no Ceatox do Hospital das Clínicas. Estará também disponível no site da Fundação Procon: www.procon.sp.gov.br