Jovem Aprendiz Paulista: caravana em Campinas apresenta programa a pequenos empresários

Iniciativa do Governo de SP busca mobilizar empreendedores locais para o cadastro das vagas de trabalho

sex, 23/06/2023 - 16h33 | Do Portal do Governo
DownloadSecretaria do Desenvolvimento Econômico
Empreendedores contaram com apoio técnico para o cadastro de suas vagas e conheceram a plataforma de intermediação do programa

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta sexta-feira (23) a Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. Campinas foi a primeira cidade a receber a comitiva que contou com a presença do secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, e da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso.

Representantes de instituições parceiras, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), SESCON (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo, prefeitura de Campinas, entre outras entidades, participaram do evento, realizado em parceria com a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas).

Os empreendedores presentes contaram com apoio técnico para o cadastramento de suas vagas e conheceram a plataforma de intermediação de mão de obra georreferenciada, que identifica os jovens mais próximos do endereço das empresas interessadas. Ao priorizar essa proximidade entre empresa e aprendiz, a iniciativa fomenta a economia local, amplia a conexão entre empreendedores e a comunidade, além de reduzir custos com transporte e tempo de deslocamento.

“O governador Tarcísio teve o desafio de incentivar o micro e pequeno empreendedor a contratar um aprendiz. O Estado assume o custo com a qualificação, e os empreendedores só vão arcar com o salário-mínimo/hora e encargos favorecidos, então é vantagem para a micro e pequena empresa ter pelo menos um aprendiz, que tem a oportunidade de trabalhar com registro na carteira perto de onde mora e estuda e adquirir experiência e conhecimento. Uma grande empresa não está em qualquer esquina, mas uma micro e pequena empresa está”, comenta o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.

DownloadSecretaria do Desenvolvimento Econômico
Região de Campinas tem mais de 474 mil micro e pequenas empresas aptas a contratarem aprendizes

A Caravana detalhou os benefícios do programa ao micro e pequeno empresário, tais como a capacitação do aprendiz totalmente custeada pelo Estado, recolhimento do FGTS ser menor que o habitual (apenas 2%), isenção de verbas rescisórias, acompanhamento técnico durante o processo seletivo e todo trâmite de contratação via plataforma do Estado, amparado pela Lei do Aprendiz (10.097/2000).

“O grande desafio é a gente chegar até esses empresários para que eles conheçam e participem do programa. O jovem por sua vez vai acessar a vaga que tem interesse e se capacitar no curso ofertado pelo Estado. Outro fator importante é que os pais participam de toda a jornada, desde o cadastro até a contratação. Enfim, uma oportunidade nesta inserção no mercado de trabalho, conforme a diretriz estabelecida pelo governador Tarcísio de Freitas”, afirma a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso.

De acordo com dados da Jucesp, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na região de Campinas há mais de 474 mil micro e pequenas empresas aptas a contratarem aprendizes. O setor foi responsável por gerar oito a cada dez postos de trabalho no Brasil no ano passado, segundo dados do Sebrae. Cada empresa classificada como ME ou EPP pode contratar um aprendiz.

“Estamos felizes com a oportunidade de sermos a primeira cidade do estado a receber a Caravana. Isso reforça o potencial de Campinas não só para o empreendedorismo, mas em capacidade de acolher e acreditar no potencial desses jovens em busca da primeira oportunidade profissional”, destaca Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial de Campinas (ACIC) e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.

Sobre o Programa

O Jovem Aprendiz Paulista é um programa inédito coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos. Diferentemente do programa nacional que foca nas médias e grandes empresas, o Jovem Aprendiz Paulista é específico para os micro e pequenos negócios. Ao todo, são 60 mil oportunidades para estudantes matriculados na rede pública de ensino. Para se inscrever e cadastrar as vagas de trabalho, basta acessar o site https://jovemaprendiz.sp.gov.br/.

O contrato de trabalho pode chegar a 24 meses, com remuneração mensal custeada pelo empregador de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento. A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. Desde o início da jornada, os responsáveis pelos jovens recebem notificações do programa e acompanham todo o processo. O treinamento será garantido pelo Governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho.