Jardim Rochdalle sem enchentes após conjunto de obras

Apesar do aumento no índice de chuvas, obras de Governo do Estado evitaram enchentes

seg, 04/02/2008 - 16h38 | Do Portal do Governo

O conjunto de obras realizadas pelo Governo do Estado através do DAEE no Ribeirão Vermelho, permitiram que o bairro do Jardim Rochdalle, em Osasco, vencesse as chuvas de janeiro. A Rede Telemétrica do DAEE registrou um volume acumulado de chuvas de 298 milímetros na região da Capital no período de 1º a 31 de janeiro deste ano. O índice é 20% maior que a média histórica da região – 248 milímetros.

“O índice de chuvas neste mês de janeiro foi, realmente, muito acima da média histórica e as obras que realizamos mostraram sua eficiência”, comemora Dilma Pena, Secretária Estadual de Saneamento e Energia.

O DAEE construiu dois piscinões na bacia do Ribeirão Vermelho: Piscinão Rochdalle, no Córrego Baronesa, com capacidade para acumular 25 milhões de litros de água; e Piscinão Bonança, no Córrego Bonança, com capacidade para 62 milhões de litros de água das chuvas. O DAEE executou também a canalização 1400 metros do trecho final do Ribeirão Vermelho, com um túnel de 400 metros de extensão sob as pistas da rodovia Castello Branco. O novo canal permite o escoamento das águas que, tradicionalmente, inundavam o bairro, para o Rio Tietê.

Piscinão Anhangüera

“A região ficará ainda mais segura dentro de pouco tempo, com a conclusão das obras de construção do Piscinão Anhangüera, que fica a montante do Rochdalle”, destaca Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE.

O Governo do Estado está investindo R$ 8,1 milhões na construção do Piscinão Anhangüera. Localizado próximo à via Anhangüera, o piscinão terá capacidade para acumular 105 milhões de litros de água das chuvas. As obras tiveram início em janeiro deste ano e deverão estar concluídas em 18 meses, beneficiando diretamente os bairros Jardim Mutinga, Vila Piauí, Vila Marisa, Rochdalle, Jardim Ayrosa, Piratininga e a travessia do km 15 da Via Anhangüera, em São Paulo.

Do DAEE

(L.F.)