Jardim Botânico é opção de lazer para todas as idades

Orquidário, canto de leitura, museu e trilha estão entre as atrações do parque

qui, 22/01/2009 - 8h23 | Do Portal do Governo

O Jardim Botânico de São Paulo, vinculado ao Instituto de Botânica e à Secretaria do Meio Ambiente, é uma agradável opção de lazer, que atende ao público de qualquer idade, já que entre seus atrativos estão o orquidário, o cantinho da leitura, o museu e a trilha das nascentes do riacho do Ipiranga.

Em comemoração aos seus 80 anos, completados em novembro de 2008, o Jardim Botânico ganhou uma nova atração: o córrego Pirarungaua, que é afluente do riacho do Ipiranga e estava canalizado desde 1940.

No cantinho da leitura, ambientado em um trailer, ficam à disposição dos visitantes livros e jogos de educação ambiental e no Museu Botânico Doutor João Barbosa Rodrigues os frequentadores podem observar a sala dos ecossistemas, com representações do litoral, do cerrado e de campos rupestres. Outro espaço interessante para visita é a sala econômica, onde é possível conhecer espécies de cogumelos, algas e madeiras, bem como apreciar essências vegetais. Inaugurado em 1942, o museu conta com um vitral, em sua sala central, inspirado na flora brasileira, especialmente nas orquídeas, que eram a inspiração de João Barbosa e as responsáveis por seu renome internacional.

Fundado em 1938, com a criação do Departamento de Botânica, à época ligado à Secretaria de Agricultura, o Jardim Botânico recebeu, em 2008, o prêmio de melhor parque para relaxar da Capital, segundo avaliação da revista Época São Paulo.

O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Como entrada é cobrada uma contribuição de R$ 3, sendo isentas crianças menores de 10 anos e adultos acima de 65. Estudantes pagam R$ 1.

Da Secretaria do Meio Ambiente