Ipem vistoria 920 bombas no Estado de SP

Instituto autuou 26 bombas – 14 por erro no fornecimento de volume e 12 por irregularidades nos instrumentos

ter, 30/10/2007 - 11h51 | Do Portal do Governo

A mais recente operação Bomba de combustível, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), teve como resultado a autuação de 26 bombas no Estado – 14 por erro no fornecimento de volume, em prejuízo do consumidor, e 12 por irregularidades nos instrumentos. Foram visitados 104 postos e vistoriadas 920 bombas.

Na área atendida pela regional de Sorocaba do Ipem-SP, foram fiscalizados oito postos, em quatro cidades. Dois autos de infração foram emitidos contra o Autoposto Povo Feliz Tietê, no município de Tietê. Duas de suas oito bombas apresentaram erros no fornecimento de volume.

Em quatro estabelecimentos da capital, os técnicos encontraram erros na quantidade de combustível comercializado: Centro de Combustíveis e Serviços Paris, localizado na Estrada de Campo Limpo; Autoposto Larraia, também na Estrada de Campo Limpo; Star Petro Autoposto, no Parque Ipê; e Autoposto Point, na Rua da Mooca.

Foram autuados por erros no fornecimento de combustível dois postos em São José dos Campos, um em Pirapozinho e um em Campinas. De oito fiscalizados pelas regionais de Bauru e Ribeirão Preto, foram autuados um estabelecimento de Lençóis Paulista e outro de Mococa, ambos por irregularidades nos equipamentos.

Nas áreas abrangidas pelas regionais de Santos, Santo André, São Carlos, Araraquara, São José do Rio Preto e Marília, os fiscais não encontraram problemas nos 22 postos visitados. 

Bombas irregulares 

O Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, verificou entre janeiro e setembro 57.137 bombas de combustível, das quais 584 foram consideradas irregulares. Nos casos mais graves de erros contra o consumidor, 16 desses instrumentos foram removidos e apreendidos pelos fiscais do instituto.

A partir das autuações, os responsáveis têm dez dias para apresentar defesa na superintendência do instituto. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade administrativa, que varia de advertência ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, que dobram em caso de reincidência. 

SERVIÇO

Dúvidas, sugestões ou reclamações podem ser feitas pelo elefone da Ouvidoria do Ipem-SP: 0800-0130522, e segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, u pelo e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br há informações sobre a egislação metrológica e da qualidade vigente no País, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e detalhes sobre as ações do instituto 

 Da Agência Imprensa Oficial