Ipem verifica termômetros e aparelhos de pressão digitais

Metrologistas do instituto passaram por treinamento com técnicos do Inmetro

seg, 21/04/2008 - 18h31 | Do Portal do Governo

O Inmetro, por meio da Divisão de Instrumentos de Medição no âmbito da Saúde e Meio Ambiente (Disma), promoveu na úlitma semana treinamento com os metrologistas do Ipem-SP. O objetivo é padronizar as ações de fiscalização executadas pelos órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-1) na verificação de dois instrumentos: esfigmomanômetros digitais e termômetros clínicos digitais.

Na última quinta-feira, 17, o chefe da Disma, Ronaldo Azeredo, detalhou para um grupo de 11 fiscais da Diretoria de Metrologia Legal e Fiscalização (DMLF) os procedimentos para verificação e fiscalização do esfigmomanômetro digital. O instrumento utiliza tecnologia eletrônica para processamento dos dados relativos à pressão arterial e apresenta indicação digital.

O artigo 5º da Portaria Inmetro 96 de 2008 determina que a partir de 1º de julho deste ano os esfigmomanômetros di- gitais só poderão ser comercializados após serem aprovados em verificação inicial. Numa fiscalização o metrologista deve examinar se o instrumento possui a marca de verificação inicial, que indica a aprovação do modelo para venda.

Segundo Ronaldo Azeredo, na verificação inicial o metrologista deve executar três ensaios. O primeiro é um ensaio administrativo para saber se o instrumento possui as inscrições obrigatórias determinadas na portaria de aprovação do modelo fabricado. Em seguida é observado se os instrumentos automáticos permitem o cancelamento da medição e se esvazia a braçadeira. Por último a indicação do aparelho é comparada com um aparelho padrão de medição de pressão e determinado o erro máximo admissível para que o esfigmomamômetro seja aprovado.

Esse tipo de aparelho ainda não é fabricado no Brasil e o Estado de São Paulo é o que concentra o maior número de importadores. O treinamento já foi feito nos três Estados do Sul, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Pernambuco. Na sexta-feira (18) foi realizado um treinamento de campo na subsidiária da empresa alemã Geratherm que produz esfigmomanômetros digitais.

Termômetros digitais

Na quarta-feira (16), a técnica Renata Rodrigues, também da Disma, forneceu treinamento teórico e prático na verificação inicial de termômetros clínicos digitais para um grupo de cinco metrologistas da Diretoria de Metrologia e Qualidade (DMQ). A técnica do Inmetro falou sobre a norma NIE-Dimel 94 de agosto de 2007 que estabelece os procedimentos que devem ser adotados na verificação e fiscalização.

A exemplo do que ocorrerá este ano com o esfigmomanômetro digital, desde janeiro de 2007 os termômetros clínicos digitais devem ser submetidos pelo fabricante ou importador à verificação inicial na empresa ou local apropriado, antes da comercialização.

Para ser aprovado na verificação inicial o instrumento deve passar por três ensaios: um exame geral das inscrições obrigatórias tais como: informação de temperatura calculada, nome do fabricante, modelo, país de origem, entre outras. Além disso, é feita a comparação com um padrão, para determinar se está dentro do limite tolerável de erro e por último o instrumento é submetido a um ensaio de resistência à água para saber se após submerso continua medindo corretamente.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br .

Do Ipem

(L.F.)