Ipem reúne produtores de banana para discutir nova legislação

A banana será vendida por quilo; fiscalizará começará em setembro

qua, 01/07/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da  Cidadania,  e o deputado estadual Samuel Moreira (PSDB), estarão reunidos nesta quinta-feira, 2, com as lideranças dos produtores de banana da região do Vale do Ribeirão.

A pauta do encontro será a implantação da Lei 13.174, de 23 de julho de 2008 e que foi regulamentada em 17 de junho pelo governador José Serra. A lei determina que a banana passe a ser vendida por quilo e não mais por dúzia, como acontece atualmente em feiras livres. O objetivo da medida é defender o consumidor, isto é, ele irá pagar o produto pelo peso e não mais pela quantidade. O mesmo critério já é adotado na venda do pão francês.

Com essa medida, a venda da fruta será padronizada em toda a cadeia, desde o produtor até o consumidor final.

A fiscalização ficará a cargo do Ipem-SP e terá início em setembro. O superintendente do instituto, Fabiano Marques de Paula, afirma que o momento é de diálogo com os setores envolvidos. “Nossa obrigação agora é abrir espaço para todos os setores envolvidos, manter diálogo, informar e esclarecer.  Dessa  forma,  a   futura  fiscalização  será  feita  com tranqüilidade e transparência”.