Ipem autua 18 veículos na Rodovia Anhanguera

Foram autuados 15 veículos-tanque que transportam produtos perigosos e três ônibus de passageiros por falta de verificação de cronotacógrafo

seg, 18/10/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, autuou 15, dos 35 veículos-tanque que transportam produtos perigosos, além de três, dos seis coletivos de passageiros inspecionados, por falta do Certificado de Verificação Metrológica do cronotacógrafo. Com o Apoio da Polícia Rodoviária Estadual, a operação “Segurança na Estrada II” foi realizada na sexta-feira, 15, na Rodovia Anhanguera, 133 km, em Limeira, região de Campinas, interior de São Paulo.  

O cronotacógrafo é um instrumento de medição considerado a “caixa preta” dos veículos, por registrar dados do percurso, tais como velocidade, distância percorrida, pontos de parada, dentre outros.

O superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, explica a importância de possuir o documento. “O certificado é a prova de que o instrumento passou nos testes e pode ser utilizado de forma segura, auxiliando o monitoramento das empresas e agentes de trânsito a respeito das informações contidas no cronotacógrafo”.

O Certificado de Verificação Metrológica é obrigatório e no Estado de São Paulo é emitido pelo Ipem-SP, após ensaios metrológicos com o instrumento. O prazo para que veículos-tanque que transportam produtos perigosos obtivessem o certificado expirou em agosto de 2009. Já para coletivos de passageiros, a data limite para conseguir o documento terminou este ano para os que têm finais de placas: 2 (fevereiro); 3 (março); 4 (abril) e 5 (maio), 6 (junho), 7 (julho), 8 (agosto) e 9 (setembro).

Proprietários dos caminhões ou empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Departamento de Análise e Gestão de Processos do Ipem-SP, que definirá multa que varia de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.

Cronotacógrafo 

O cronotacógrafo, considerado a ‘caixa preta’ dos veículos, contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias. Com os dados emitidos pelo equipamento é possível confirmar, dentre outros dados, distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção.

O modelo do aparelho deve ser aprovado pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por isso, o primeiro passo é passar por uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo órgão para lacrar o instrumento. Em seguida, o veículo precisa passar por ensaios em um posto autorizado pelo Inmetro para saber se atende aos requisitos previstos no regulamento. O posto emite um relatório que é encaminhado ao Ipem-SP junto com os discos do cronotacógrafo para realização de ensaios metrológicos. No caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

Do Ipem