Intervenção rápida coloca fim a rebelião

Grupo de Intervenção Rápida controlou a situação nos presídios e 720 detentos foram recapturados pela Polícia Militar

qui, 19/03/2020 - 11h19 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária informa, nesta quinta-feira (19), nova atualização no número de presos foragidos recapturados dos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz, onde houve evasão de presos e ato de insubordinação devido à suspensão da saída temporária, que ocorreria nesta terça-feira (17).

Todas as unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, detento com a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar e que, por lei, tem direito a cinco saídas temporárias por ano.

O Grupo de Intervenção Rápida controlou a situação nos presídios de forma imediata. Até 8h desta quinta-feira (19), 720 presos foram recapturados pela Polícia Militar com apoio de agentes de segurança penitenciária.

A medida foi necessária, pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o novo coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados.

Números atualizados

Mongaguá: 221 recapturados | 563 evadidos
Tremembé: 120 recapturados | 218 evadidos
Porto Feliz: 379 recapturados | 594 evadidos

Total:
1.375 fugitivos
720 recapturados
Não houve evadidos em Mirandópolis