Índice de mortes nas estradas de SP cai 45,5% no Carnaval

Número de vítimas feridas também apresentou queda de 22,7% no feriado deste ano

qua, 09/03/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O índice de vítimas fatais em acidentes nas estradas paulistas caiu 45,5% e o índice de feridos caiu 22,7% neste feriado de Carnaval em comparação ao feriado do ano anterior. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 0,89, contra 0,81 em 2010. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 2,53 para 1,38, de uma operação para outra. Neste feriado, em números absolutos: foram 1.553 acidentes, 24 mortos e 676 feridos.

Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento.

Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 15.443 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 1.490 veículos, 183 carteiras de habilitação e 1.572 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 133 casos de embriaguez e 7,1 kg de drogas foram apreendidas.

Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa

Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias no Carnaval. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Dersa Desenvolvimento Rodoviário, de 13 concessionárias de estradas, que envolveu 300 profissionais, além de 1.1 mil homens do Policiamento Rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os Comandos de Policiamento da Capital e Metropolitano, o 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea e batalhões que atuam nas cidades às margens das rodovias.

Sobre os Índices de Acidentes

Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como “Accident rate method”. Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.

Sobre a Operação Carnaval 2011

A Operação Carnaval 2011 da Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo foi realizada de 4 a 8 de março e fizeram parte as rodovias SPs 055 (Padre Manoel da Nóbrega e Manoel Hyppólito Rego), 098 (Dom Paulo Rolim Loureiro – Mogi Bertioga), 099 (Rodovia dos Tamoios) e 125 (Rodovia Oswaldo Cruz).

Da Secretaria dos Transportes