IEA comemora 67 anos e promove ciclo de palestras

Palestras são gratuitas e inscrições deverão ser feitas pela internet

ter, 03/11/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Para comemorar os seus 67 anos de atividades, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, promove este mês uma série de palestras. As apresentações são gratuitas e sempre acontecerão às quintas-feiras, a partir das 13h30, no auditório do instituto. As inscrições poderão ser feitas no site do IEA (www.iea.sp.gov.br) ou pelo e-mail edamaria@iea.sp.gov.br

A primeira palestra terá como tema “Nanotecnologias e Agricultura” e contará com a presença do secretário João Sampaio. Ela será ministrada pelos pesquisadores do IEA Soraia de Fátima Ramos e Richard Domingues Dulley, tendo como debatedor Odílio Benedito Garrido de Assis, da unidade São Carlos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Nessa data serão lançados dois livros: “Agronegócio: Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade – Ciclo de Debates IEA 65 anos” e “Estudos sobre os Impactos da Nanotecnologia na Cadeia Produtiva da Soja Brasileira”. O primeiro reproduz as palestras proferidas no IEA por especialistas convidados, em 2007. O outro coloca em debate as possíveis aplicações da nanotecnologia na agricultura e na indústria agroalimentar, com um cenário esperado que aponta para a introdução de novas práticas de manejo no campo, inovações na fabricação e utilização de insumos agroquímicos e de máquinas, sofisticação dos processos de transporte e de embalagens de produtos, e incluem novos conteúdos na composição dos produtos alimentícios. 

Outras palestras 

12 de novembro 
“Novas tecnologias para produção de energias renováveis: reflexões sobre impactos no campo” 
O avanço no desenvolvimento de tecnologias para produção de biocombustíveis no Brasil poderá mudar os cenários de renda das economias locais, do uso da terra e das questões fundiárias, especialmente no Estado de São Paulo. Dentro desse tema também serão discutidas questões sobre viabilidade econômica, tempo de vida e utilização do etanol versus outros combustíveis renováveis na matriz energética. Diversas tecnologias estão sendo estudadas e desenvolvidas no Brasil e, principalmente, no exterior, o que a médio e longo prazo poderá determinar os novos rumos da produção e do mercado.
Palestrante: Sérgio Alves Torquato (IEA)
Debatedor: Luiz Antonio Dias Paes (Centro de Tecnologia Canavieira)

19 de novembro
“Desenvolvimento Territorial: Água e Vinho”
A área de estudos socioeconômicos do IEA concentra projetos de pesquisa que partem do conhecimento das realidades econômica, social e ambiental dos diversos espaços. Ao considerar a diversidade dos atores inseridos busca-se estimular a organização e os mecanismos de funcionamento, com o objetivo de fomentar suas potencialidades e desenvolvimento. No evento serão apresentados os territórios, as interações sociais e as territorialidades como perspectivas de análise e a apropriação empírica desses conceitos em estudos desenvolvidos na instituição sobre a água e o vinho.
Palestrante: Nilce da Penha Migueles Panzutti, Adriana Verdi, Yara Maria Chagas de Carvalho (IEA)
Debatedor: Claire Cerdan (Universidade Federal de Santa Catarina)

26 de novembro
“A Importância das Informações Estatísticas para o Agronegócio”
As estatísticas agrícolas proporcionam melhor apreciação e avaliação da situação da agricultura na economia pelos agentes envolvidos. Reúnem informações que subsidiam a formulação de políticas públicas, bem como auxiliam no planejamento e na tomada de decisões pelas instituições governamentais, fornecem dados básicos para a pesquisa científica e para a extensão rural, em especial no campo socioeconômico e informações a entidades privadas e aos agricultores para auxiliá-los no planejamento de suas atividades.
Palestrante: Denise Viani Caser (IEA)
Debatedor: Alfredo Coli (Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, São Paulo)

Serviço
O IEA fica na avenida Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda/São Paulo

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento