Hemocentro e RH da Faculdade de Medicina de Marília ganham certificado de qualidade

Reconhecimento da qualidade beneficia os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)

dom, 20/12/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Modelo inovador de gestão e alteração da estrutura física são alguns dos fatores que contribuíram para que a Faculdade de Medicina de Marília (Famema) conquistasse recentemente a certificação ISO 9001:2008 da Fundação Vanzolini. O título foi concedido ao hemocentro e à Divisão de Recursos Humanos (DRH) da instituição.  A busca pelo certificado começou em 2004, quando a Famema recebeu R$ 216 mil, sendo R$ 180 mil do governo federal e R$ 36 mil da administração estadual. Os recursos foram investidos na modernização do hemocentro e do DRH.

Para isso, a faculdade contratou consultoria externa para desenvolver processos padrões de trabalho nesses dois setores e uma empresa especializada em metrologia para manutenção dos equipamentos do hemocentro. Outra iniciativa foi a criação do plano anual de treinamento do qual participaram os 257 funcionários – biólogos, farmacêuticos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos e pessoal do administrativo.

Conforto 

Em 2007, a Famema solicitou os serviços da Fundação Vanzolini, instituição ligada à USP, que faz análise crítica e sugere adequação e conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade. No final de dezembro, a Famema recebeu o certificado ISO 9001:2000. O hemocentro e o RH receberam nova certificação em 2008 e agora passaram por avaliação ainda mais rigorosa da Fundação Vanzolini e obtiveram o certificado ISO 9001:2008.

O reconhecimento da qualidade beneficia os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), usuários do serviço. “Nossa preocupação com a qualidade não chega apenas àqueles que recebem o sangue do hemocentro. Pensamos também na melhor estrutura física e acomodação, pois isso interfere na satisfação de todos os clientes, até mesmo dos funcionários”, assegura o coordenador do Grupo de Gestão da Qualidade da instituição Rafael José da Silva.

Entre as inovações, ele destaca que foi criado programa de humanização nos ambulatórios. Na ala de quimioterapia, por exemplo, “cadeiras duras e desconfortáveis foram substituídas por outras, com estofamentos que oferecem mais comodidade aos doentes”. Ao todo, a instituição recebeu 50 novas cadeiras. Na ala de atendimento infantil, foram instalados brinquedoteca e fraldário.

Transparência 

A Divisão de Recursos Humanos do hospital, entre outras funções, é responsável pelo funcionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Núcleo de Apoio ao Colaborador (NAC) e Centro de Convivência Infantil (CCI). O DRH faz pesquisa de opinião para avaliação da satisfação dos funcionários. “Na mais recente, tivemos 95% de satisfação devido à rápida resolutividade de queixas e solicitações dos colaboradores”, conta Silva.

A auditoria da Fundação Vanzolini disse que a transparência nas informações internas, o manual de orientação aos pacientes e familiares e os procedimentos operacionais chamaram sua atenção. Em 2010, haverá novas visitas da Fundação Vanzolini para verificar a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.

Da Agência Imprensa Oficial