HC-SP promove campanha no Dia Mundial do Diabético

A partir das 8 horas de 14 de novembro, Dia Mundial do Diabético, pacientes, acompanhantes e funcionários que circularem no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas terão atividades educativas […]

sáb, 10/11/2007 - 8h24 | Do Portal do Governo

A partir das 8 horas de 14 de novembro, Dia Mundial do Diabético, pacientes, acompanhantes e funcionários que circularem no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas terão atividades educativas e preventivas sobre diabetes. Diariamente passam pelo local 10 mil pessoas.

A campanha de esclarecimento é promovida pela Unidade de Diabetes do hospital. A doença acomete milhares de pessoas por ano. Se não diagnosticada e tratada precocemente, pode desencadear graves problemas.

Entre as atrações, o restaurante virtual self-service, com mesa instalada no térreo do Prédio dos Ambulatórios. Nela, constarão cartelas e pratos virtuais, nos quais os participantes serão orientados a montar refeições adequadas e saudáveis.

Cinco computadores estarão à disposição das pessoas, que preencherão questionário para saber se são propensas à enfermidade. A campanha terminará às 15 horas.

Para marcar o dia Mundial do Diabético, a International Diabetes Federation sugere que monumentos públicos de diversas cidades do mundo sejam iluminados com a cor azul. A Unidade de Diabetes do HC adere a essa iniciativa e destaca a estátua do professor Arnaldo Vieira de Carvalho, fundador da Faculdade de Medicina da USP.

Sintomas mais comuns

O diabetes provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue, por falta absoluta ou relativa de insulina. Sem a insulina, ou com o seu funcionamento inadequado, a glicose acumula-se no sangue e é eliminada na urina. Os sintomas do diabetes são cansaço, perda de peso, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o tempo, podem surgir sérios problemas nos olhos, resultando até em cegueira.

 

Controle – O diabetes apresenta-se nos tipos 1 e 2. No tipo 1, a falta de insulina, ou a sua produção insuficiente pelo corpo, obriga a pessoa a aplicar insulina. No tipo 2, as pessoas produzem insulina que não funciona de forma adequada.

Alimentação correta, exercícios físicos, controle de peso e, em alguns casos, medicamentos ajudam no controle desse tipo da doença.

Da Instituto Central do HC-SP

(FSS)