HC lança controle de diabetes on-line que auxilia os pacientes nas refeições

Sistema possibilita que o usuário receba, pelo celular, a informação sobre quanto deve usar de insulina

qui, 10/01/2008 - 15h12 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria da Saúde, lançou um sistema que promete revolucionar o controle da diabetes. Chamado GlicOnline, a nova ferramenta auxilia o paciente nas refeições, informando o tipo e quantidade de insulina que deverá ser aplicada para compensar o nível de açúcar no sangue.

Por meio de qualquer aparelho de celular, com chip e linguagem Java, de qualquer operadora de telefonia móvel, o sistema informa a respeito de cerca de 600 tipos de alimentos cadastrados, em medidas caseiras, como colher de sopa. Antes de cada refeição, o usuário mede sua glicemia, acessa o programa via celular e insere o valor encontrado. Digita ainda o alimento e quantidade a ser ingerida e, minutos depois, recebe a informação sobre a dosagem de insulina necessária.

Com a nova tecnologia, o paciente não precisa mais realizar a contagem de carboidratos ou fazer anotações a cada refeição. Isso garante controle mais estável nas taxas de glicemia, evitando o agravamento da doença, que pode provocar problemas renais e lesões nos olhos e nos pés, entre outras complicações.Prontuário eletrônico – Por meio do GlicOnline, o especialista do HC cadastra, num prontuário eletrônico, todas as informações do paciente, como tipos de insulina prescritos e especificações de bombas, por exemplo, além da quantidade diária da medicação.

Pelo computador, o médico pode, também, acompanhar toda a evolução do paciente diabético, sabendo se suas taxas de açúcar subiram além da conta e se está seguindo adequadamente o controle prescrito. O próprio paciente pode acessar o sistema via Internet, fazendo login com seu CPF. Ali pode escolher os alimentos para suas refeições, como, por exemplo, o café da manhã.

“Trata-se de novo e moderno aliado no controle da diabetes, com facilidades para o paciente e para o médico”, afirma Karla Mello, endocrinologista do HC.

Servidores recebem orientação gratuita

A Secretaria da Saúde promove, a partir deste mês, um programa de prevenção e controle de diabetes para servidores estaduais. As atividades serão realizadas no Hospital do Servidor Público Estadual, na capital.

Haverá dois cursos por mês, até o final do ano, ministrados por equipe multidisciplinar composta por médico, dentista, nutricionista, enfermeira e assistente social. Em janeiro as aulas serão nos dias 9 e 10, 23 e 24, das 7h30 às 12 horas, no 4o andar do ambulatório do hospital.

Entre os assuntos abordados estarão noções gerais sobre diabetes, tipos da doença, complicações agudas e crônicas, prevenção, autocontrole, recomendações nutricionais e qualidade de vida.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no guichê de Endocrinologia ou na sala 474, ambos no 4o andar do ambulatório. Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 5088-8471 ou 5088-8112. O Hospital do Servidor Público Estadual fica na Rua Borges Lagoa, 1.755, Vila Clementino, zona sul de São Paulo.

Do Hospital das Clínicas

(M.C)