Habitação vai incorporar novas tecnologias na construção de moradias

Secretário anunciou que o Governo deverá beneficiar Santa Fé do Sul com a construção de um empreendimento ecologicamente sustentável

qua, 13/06/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, esteve reunido nesta terça-feira, dia 12, com o prefeito de Santa Fé do Sul, Itamar Borges, com quem discutiu assuntos relativos aos problemas habitacionais do município, como a necessidade de construção de moradias e a regularização fundiária. O encontro aconteceu na sede da pasta, em São Paulo.

Durante o encontro, o prefeito solicitou a construção de 150 casas para Santa Fé do Sul. Krähenbühl encaminhou a solicitação do chefe do executivo aos órgãos técnicos da Secretaria da Habitação e da CDHU para providências imediatas. Determinou ainda que as moradias a serem construídas em Santa Fé do Sul incorporem tecnologias e recursos modernos para que o conjunto habitacional seja um modelo de empreendimento ecologicamente sustentável.

As novas residências deverão contar, por exemplo, com aquecimento da água do chuveiro por meio de energia solar, o que representará significativa economia na conta luz, menor consumo de energia elétrica e, consequentemente, redução do impacto ambiental. O conjunto também vai incorporar um novo modelo de arborização e paisagismo, além de muros que separam entre as casas e calçadas especialmente projetadas para melhor adequação do fluxo de pedestres.

A Secretaria e a CDHU estão trabalhando na adequação das tipologias de imóveis de interesse social, agregando os avanços tecnológicos obtidos nas áreas da construção civil e do urbanismo. O objetivo da atual gestão é inovar e humanizar os conjuntos habitacionais, transformando-os em locais mais saudáveis e com mais urbanidade, sempre levando em conta aspectos de cunho ambiental. O conjunto de casas de Santa Fé do Sul, portanto, deverá ser modelo para outras construções em todo o Estado.

Itamar Borges apresentou outros pleitos ao secretário, entre eles, a regularização fundiária dos loteamentos Coqueiros 1 e Coqueiros 2, e o revestimento asfáltico nos conjuntos Flora Araujo e Coronel Araujo, já entregues pela CDHU. Lair Krähenbühl colocou a equipe técnica da Secretaria para analisar também esses dois pedidos. Ele explicou que a nova linha de atuação da Secretaria da Habitação está priorizando a urbanização e a regularização fundiária, mas sem deixar de atender a necessidade de novas moradias.

Victor Emanuel Lopes

Da Superintendência de Comunicação da CDHU

(R.A.)