Governo inspeciona obras de recuperação da barragem do Valo Grande

Estão sendo investidos R$ 8,7 milhões nas obras para preparar estrutura para receber um conjunto de 18 comportas e eclusa

sex, 17/09/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan, o secretário adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo e o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Amauri Pastorello, realizam nesta sexta-feira, 17, visita de inspeção às obras de recuperação da estrutura civil da barragem do Valo Grande, em Iguape.

A obra está sendo realizada pelo DAEE, autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia. O Governo está investindo R$ 8,7 milhões nas obras que têm por objetivo preparar a estrutura para receber um conjunto de 18 comportas e eclusa.

A atual Barragem do Valo Grande foi concluída em 1992 sem a instalação do sistema eletro-mecânico de comportas. A barragem substitui uma antiga barragem construída de rachões (pedras de grandes dimensões) em 1978.

Benefícios da obra

O superintendente do DAEE, Amauri Pastorello, destaca que a instalação das comportas permitirá controlar o escoamento do rio Ribeira de Iguape, o que vai possibilitar melhor proteção ambiental do complexo lagunar do Mar Pequeno – canal entre o continente e a Ilha Comprida. Esse local é uma importante área de reprodução de espécies nobres de peixes e crustáceos e para reduzir os efeitos das cheias no trecho a montante da barragem. É também área de produção agrícola, base da economia regional; e tem impacto positivo no turismo dos municípios de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida, que recebem mais de 300 mil turistas  por ano.

Da Secretaria de Saneamento e Energia