Governo inicia megacampanha de combate à hanseníase

Este ano, a campanha terá um site com diversas informações sobre a doença

seg, 23/11/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde lança nesta segunda-feira, 23, uma campanha de combate à hanseníase. A ação que irá até o dia 30, terá como tema “A informação é o início do caminho para a cura”. Serão distribuídos um milhão de flyers, 50 mil folderes para profissionais de saúde e 25 mil cartazes em unidades de saúde de todo o Estado.

A campanha deste ano ganhou uma novidade. Em parceria com a Fundação Paulista contra a Hanseníase, um hotsite vai ao ar no começo da campanha para ajudar a difundir o assunto. O endereço virtual é www.hanseniasetemcura.com.br. O site tem diversas informações sobre a doença para a população em geral e uma área restrita aos profissionais de saúde com a possibilidade de downloads do material de campanha.

“A população precisa conhecer a doença para que possa identificar os primeiros sinais e procurar uma unidade de saúde. Com o tratamento adequado é possível curar a doença”, explica a diretora do Programa Estadual de Combate à Hanseníase, Mary Lise Carvalho Marzliak.

Em 2008 foram registrados 1.976 casos novos no Estado. Desses, 75 foram em crianças. Isso indica que há transmissão ativa. Casos de doença em crianças acontecem quando ela convive com um adulto doente. Por isso, é importante que a população conheça os sintomas para que busque o tratamento e interrompa a transmissão da hanseníase.

A hanseníase é uma doença que se instala principalmente em nervos e pele. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento. Acomete homens e mulheres, adultos e crianças de todas as classes sociais.

Os principais sintomas são manchas na pele que não doem e não coçam, manchas com quedas de pêlos, manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou castanhos em qualquer parte do corpo, áreas com ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Ao perceber algum destes sinais, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do SUS.

Da Secretaria da Saúde