Governo de SP realiza roadshow para incentivar atração de investimentos em smart cities

Visita de missão internacional vai percorrer cidades do Japão, Singapura, Coréia do Sul e Emirados Árabes

qui, 18/04/2024 - 19h19 | Do Portal do Governo

Incentivar a implementação de mais empreendimentos, bairros e cidades inteligentes no estado de São Paulo. Este é o objetivo da missão internacional do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, InvestSP e Desenvolve SP -, que irá percorrer, na próxima semana, cidades do Japão, Singapura, Coréia do Sul e Emirados Árabes –, a fim de conhecer como as empresas e os governos destas localidades conceituaram e viabilizam as chamadas smart cities.

Neste roadshow, técnicos irão participar de reuniões com empresários, governos, empresas de energia, tecnologia e mobilidade, e irão desenhar um modelo de smart city que possa ser replicado em bairros e cidades do Estado de São Paulo. Após esse benchmark com empresas de tecnologia, incorporadores e outros players, a SDE vai estruturar um modelo de negócio e uma política de crédito específicos para o Estado de São Paulo, desenvolvendo, assim, um conceito próprio de cidades sustentáveis e inteligentes.

As visitas técnicas foram organizadas pelos Escritórios Internacionais da InvestSP em Xangai e em Dubai, e pela Desenvolve SP, vinculadas à SDE, que também integram a missão. A expectativa é de que sejam identificados: tecnologias, políticas públicas, modelos de negócios e investidores da iniciativa privada para as futuras smart cities paulistas.

A secretária-executiva da SDE, Juliana Cardoso, o diretor de Negócios e Fomento da Desenvolve SP, Gustavo Melo, e os chefes dos Escritórios Internacionais da InvestSP, Inty Mendoza e Ana Beatriz Fernandes, compõem a comitiva estadual.