Governo de SP envia 13,5 milhões de medicamentos para ajudar o Rio Grande do Sul

Também foram encaminhados 276,6 mil insumos de saúde e serão enviados 150 cilindros de oxigênio para auxiliar no atendimento às vítimas

qua, 15/05/2024 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde (SES-SP), encaminhou 13,5 milhões de unidades de medicamentos e outros 276,6 mil insumos de saúde para auxiliar o estado do Rio Grande do Sul, atingido fortemente por enchentes nas últimas semanas.

Foram enviados remédios como antibióticos, antitérmicos, diuréticos, analgésicos, corticoides, benzodiazepínicos, antidepressivos e anti-hipertensivos, além de insumos como ataduras, seringas, cateteres, luvas e máscaras, cedidos por 30 serviços de saúde estaduais e pela Furp (Fundação para o Remédio Popular).

Além dos medicamentos e insumos, a Secretaria de Estado da Saúde paulista encaminhará 150 cilindros de oxigênio. Os itens irão auxiliar no abastecimento das unidades hospitalares e socorro às vítimas.

Uma equipe do GRAU (Grupo de Resgate) da Secretaria foi enviada para o estado gaúcho para ajudar na logística dos atendimentos de saúde.

Outros serviços de saúde da Secretaria paulista também foram colocados à disposição do Rio Grande do Sul, como o laboratório do Instituto Adolfo Lutz, Instituto Butantan e o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE).

“Unir o máximo de esforços nesse momento é fundamental para suporte ao estado. Cada doação é bem-vinda e ajuda a trazer esperança e acolhimento. Enviamos insumos considerados mais necessários neste momento para ajudar a população do Rio Grande do Sul, em articulação com o governo local, visando atender às vítimas e ajudar a salvar vidas”, afirma Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.