Governo de SP apresenta projetos inovadores na Agrishow

Área da Secretaria de Agricultura e Abastecimento foi repaginada na 26ª edição do evento, entre 29 de abril e 3 de maio em Ribeirão Preto

dom, 28/04/2019 - 16h12 | Do Portal do Governo

A 26ª edição da Agrishow acontece entre 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), e o Governo do Estado de São Paulo contará com um estande central no circuito principal do público da feira de agronegócio. Nesta edição, área da Secretaria de Agricultura e Abastecimento foi repaginada apresentando projetos inovadores para modernizar o agronegócio paulista.

“Queremos mostrar ao público da Agrishow as inovações que estamos trabalhando para acelerar o desenvolvimento rural sustentável do nosso estado”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Gustavo Junqueira.

E para reconhecer e confirmar a relevância do agronegócio para São Paulo e para o país, o Governador João Doria fará anúncios para o setor em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (29), às 16h, no estande do Governo do Estado de São Paulo, localizado à rua 15, entre A e B.

Uma das maiores feiras do mundo de agronegócio, a Agrishow será palco para diversos anúncios do Governo de SP que buscam levar cidadania ao cidadão do campo.

O principal projeto a ser lançado na feira tem o intuito de mapear as estradas do estado de São Paulo e disponibilizar para a população da zona rural a localização de sua propriedade, garantindo a oferta de serviços públicos, como saúde e segurança, além de facilitar a atuação de empresas privadas, cooperativas e associação de produtores.

É o programa Rotas Rurais, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Na terça-feira (30), será anunciado outro importante projeto para melhorar a vida do cidadão do campo, em reunião com cerca de 80 prefeitos da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

O objetivo é celebrar um convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e prefeituras para a execução do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, integrando esforços para promover o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial sustentável e proporcionar qualidade de vida aos paulistas, reconhecendo, apoiando e premiando os municípios que apresentarem os melhores resultados.

Durante a semana, serão apresentados números atualizados do LUPA – Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária, o censo rural de São Paulo, como informações de uso e ocupação do solo, dados socioeconômicos, tecnologias associadas a cada exploração agropecuária, máquinas e equipamentos, benfeitorias e instalações, acesso a programas governamentais e ao crédito rural.

Outras iniciativas e ações serão lançadas em conjunto com demais pastas do estado, como as secretarias de Infraestrutura e Meio ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Projetos inovadores para o agronegócio paulista

Com o objetivo de aumentar a produtividade, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo apresenta novas variedades de cana-de-açúcar de alto desempenho (15% a mais de ganhos industriais) e longo período de utilização industrial, característica que flexibiliza a época da colheita.

Lança também a cultivar de feijão IAC 1850, que apresenta tolerância ao escurecimento do grão, importante atributo para toda a cadeia de produção, inclusive para o consumidor, que não quer um feijão escuro; além de um novo híbrido de milho para canjica e ração, exposição de sementes e mudas e de um minissilo de metal automatizado.

O cultivo sem defensivos químicos ganha força também com a nova variedade de amendoim orgânico a ser lançada na feira, ao lado da produção de café também sem agroquímicos – com a utilização de vermes de solo, além de técnicas de controle biológico como um todo.

Além de trabalhos com ácaros predadores para controle de ácaros pragas no cultivo do café. Será feito também o lançamento do aplicativo “Gedave Agrotóxicos”, que faz o monitoramento de cada grama desses produtos vendido em território paulista.

A preocupação com os defensivos é o que motiva também uma série de iniciativas com ênfase na aplicação sustentável de agroquímicos: Adjuvantes da Pulverização, Aplique Bem, IAC-Quepia e Unidade de Referência são algumas das mais importantes medidas já adotadas no Brasil com objetivo de preservar a saúde do trabalhador rural.

Ocorrerá também a abertura da campanha de vacinação contra a febre aftosa em São Paulo, que pretende imunizar 11 milhões de bovídeos entre os dias 1 e 31 de maio. Na área vegetal, o destaque é uma técnica que viabiliza produção de maracujá em áreas contaminadas com a morte prematura.

A alimentação é outro tema de destaque, com uma biblioteca digital de alimentação saudável que pode ser acessada por QR Code e avaliação sensorial de café tradicional, gourmet e superior. Um dos grãos mais importantes do estado ganha um lugar todo dele: o Espaço Café de São Paulo, onde estarão expostas pesquisas, tecnologias, inovações e ações de extensão rural para a área de café.

No dia 2 de maio, na Arena do Conhecimento, o público contará com o evento “Comercializar eis a questão…”, reunindo importantes representantes do setor para discutir e apresentar informações que auxiliem os pecuaristas nas tomadas de decisões que impactem em melhores resultados no momento da comercialização da carne.