Governo de São Paulo inicia distribuição de vacina contra a gripe

Parceria com laboratório francês está permitindo que a vacina seja produzida pelo Instituto Butantan

qui, 30/03/2000 - 13h11 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do Instituto Butantan, está produzindo a vacina contra Influenza (gripe). A produção está sendo possível graças a parceria do Instituto com o laboratório francês Pasteur-Mérieux-Connaught, que permitiu a transferência da tecnologia da vacina para o Brasil.

Nesta quinta-feira, dia 30, às 12h30, a Secretaria Estadual da Saúde inicia a entrega do primeiro lote de 3,5 milhões de doses ao Ministério da Saúde. O lote será encaminhado à Central Nacional de Armazenagem e Distribuição de Imunobiológicos, no Rio de Janeiro.

Pelo acordo firmado firmado para a produção, o preço da dose da vacina vai baixar anualmente até 2004, representando uma economia de US$ 170 milhões nos próximos cinco anos. Já na campanha de vacinação do idoso deste ano, que será iniciada no dia 24 de abril, o Ministério da Saúde vai economizar aproximadamente US$ 39 milhões, comparando com os valores gastos em 1999.

A partir deste ano, o Butantan vai entregar 14 milhões de doses da vacina, perfeitamente adequada aos tipos de vírus que circulam no Hemisfério Sul. Essa quantidade é suficiente para abastecer todo o país para a campanha nacional de vacinação, que pretende imunizar toda a população maior de 60 anos.

Além da redução de gastos e da transferência de tecnologia que torna o Brasil auto-suficiente na produção da vacina, o acordo permitirá ao Instituto Butantan o desenvolvimento de uma nova geração de vacinas, um avanço tecnológico de 10 anos.