Governo abre inscrições para o TecSaúde

Inscrições podem ser feitas nos postos volantes dos hospitais públicos e pela internet

seg, 03/08/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

O TecSaúde, programa de formação de profissionais de nível técnico para a área de Saúde, abriu inscrições para os interessados em fazer curso de enfermagem. As inscrições podem ser feitas nos postos volantes dos hospitais publicos ou pela internet.

Nos postos de saúde, as inscrições vão até o dia 18 de agosto (clique aqui para ver os locais) e na internet, até 25.

A iniciativa está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza e as secretarias da Saúde e da Educação.

O objetivo do programa é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde, aumentar a sua inserção no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada de saúde, particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo.

O curso terá duração de 10 a 12 meses, dependendo da disponibilidade do candidato para conciliar as aulas com trabalho e estágio. A conclusão dos estudos aumenta a qualificação do candidato, que passa de auxiliar a técnico em enfermagem.

Para participar, os interessados devem ter certificação reconhecida de auxiliar de enfermagem. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), existem no Estado 190 mil auxiliares de enfermagem, dos quais 70% estão na região metropolitana da Capital e os demais, no Interior.

“No mercado competitivo de hoje, é preciso cada vez mais se aperfeiçoar profissionalmente. O curso vai possibilitar aos auxiliares de enfermagem ganhar qualificação, aumentando o seu grau de empregabilidade. Essa iniciativa também trará reflexos positivos na qualidade do atendimento que estes profissionais prestam à sociedade”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Inscrições 

Além dos postos nas unidades de saúde, também é possível se inscrever pela internet no site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br). Ali, os candidatos encontrarão a ficha cadastral, os requisitos do programa e as informações complementares sobre o curso. Em caso de dúvidas, basta ligar para os telefones (11) 3066-5660 ou 3066-5500.

Após fazer a inscrição, o candidato será contatado por e-mail, carta ou telefone pela escola da sua região que ministrará o curso. No comunicado constará o período da matrícula e o endereço da escola à qual deverá comparecer para efetuar a matrícula e os documentos que deverá apresentar.

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ressalta a importância do programa. “Quando a educação se põe a serviço da saúde, cumpre com o justo propósito de contribuir com a função social do Estado de assegurar tratamento digno e de qualidade a toda a população”, diz.

O curso de técnico de enfermagem terá duração de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo). As turmas terão até 36 alunos e serão formadas conforme o preenchimento das vagas. As aulas, com duração de até 12 meses, começam a partir de setembro com a formação das primeiras turmas.

“Esta é uma iniciativa fundamental para aperfeiçoar o atendimento na rede pública de saúde. Queremos qualificar esses profissionais, que são responsáveis diretos pelos milhões de pacientes atendidos pelo SUS de São Paulo”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Serviço
Inscrições: pelo site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br) ou unidades de saúde da Capital
Convocação dos inscritos: para efetuar a matrícula, os candidatos inscritos serão chamados por telefone, carta ou e-mail
Início das aulas: primeiras turmas a partir de setembro
Número de vagas disponíveis: 100 mil
Público-alvo: auxiliares de enfermagem em atividade ou não
Carga horária do curso: 690 horas (teóricas e práticas), cumpridas em até 12 meses
Taxa: gratuita, incluído o material didático
Telefones para informações e dúvidas: (11) 3066-5660 ou 3066-5500

Das Secretarias do Desenvolvimento e de Gestão Pública