Governador visita mostra “Deuses Gregos” no Museu da Arte Brasileira

Mostra chega ao Brasil pela primeira vez

dom, 20/08/2006 - 20h54 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo visitou, no início da noite deste domingo (20/8), a mostra “Deuses Gregos – Coleção do Museu Pergamon de Berlim” em exposição no Museu da Arte Brasileira da Faap, em Higienópolis, região central da capital. A mostra reúne 200 peças de arte greco-romana e pela primeira vez chega ao Brasil.

A exposição tem personagens da civilização grega como os doze deuses do Olimpo – do pai Zeus aos filhos Apolo, Athena e Dionísio, a estátua de mármore de Poseidon e esculturas de Atena – deusa da sabedoria, do ofício, da justiça, da inteligência e da guerra justa.

Há também peças de Artemis, Dionísio, Zeus, Apollo Poseidon, a estátua de Aphrodite entre outras representações de deuses e heróis gregos. Lembo visitou a mostra a convite da presidente do Conselho de Curadores da Faap, Celita Procópio de Carvalho.

As esculturas deixaram o Museu Pergamon de Berlim – um dos mais importantes acervos do mundo – em mais de 80 caixas e permanecem em São Paulo até 26 de novembro.

De acordo com os responsáveis pela organização da mostra, 15 pesquisadores trabalharam na descrição e na pesquisa das peças, orientados por dois curadores: o antropólogo brasileiro Tiago de Oliveira Pinto e arqueóloga alemã Dagmar Grassinger. Grande parte das obras estão sendo expostas nos seus respectivos contextos de criação.

Cleber Mata