Governador inaugura nova sede da Força Tática da PM no centro de São Paulo

Unidade sai de Higienópolis e reforça as regiões da República e dos Campos Elíseos com atendimento 24h e operações especiais

qui, 01/02/2024 - 14h55 | Do Portal do Governo
Nova sede da Força Tática da PM no centro de São Paulo

As ações do Governo de São Paulo no setor de segurança pública na região central da capital ganharam um importante reforço a partir desta quinta-feira (1). O governador Tarcísio de Freitas inaugurou a sede própria da Companhia de Força Tática do 7º Batalhão Metropolitano da Polícia Militar na rua Vitória, com atendimento 24 horas e presença permanente nas regiões da República e dos Campos Elíseos.

“A Força Tática vai ficar mais próxima do que a gente acredita ser importante para fazer as nossas operações de segurança pública. Policiamento ostensivo é fundamental e terá reforço nos pontos críticos, não vamos dar trégua ao crime”, afirmou Tarcísio. “Ao longo do tempo, o centro foi sendo esquecido e degradado, mas sabemos o tamanho de nossa responsabilidade. Temos fé que é possível reverter essa situação em uma iniciativa que vai envolver várias dimensões de atuação”, acrescentou.

A cerimônia teve a participação do vice-governador Felicio Ramuth, o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, comandantes da PM e delegados da Polícia Civil,  deputados, vereadores, autoridades estaduais e municipais, agentes das forças de segurança, além de comerciantes e moradores da região.

Antes da unidade própria da República, a Força Tática ocupava parte da sede do 7º Batalhão Metropolitano da PM na avenida Angélica, em Higienópolis. Com a transferência, as imediações da Praça da República e dos Campos Elíseos ganham mais segurança com a presença permanente de equipes especializadas em patrulhamento tático motorizado, com viaturas de maior porte e reforço de armamentos e equipamentos.

“Estamos entregando à população e aos policiais militares uma importante estrutura que faz parte do nosso plano estratégico não só para o patrulhamento, mas para completar com cada vez mais unidades de segurança nesta região. O centro é prioridade na nossa gestão”, declarou o secretário Guilherme Derrite.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 5 milhões de pessoas transitam diariamente na área de atuação do 7º Batalhão Metropolitano, que abrange bairros como República, Santa Ifigênia, Consolação, Bela Vista, Sé, Liberdade e Higienópolis. O efetivo da Força Tática na região é de 48 policiais e 16 veículos, sendo seis motocicletas.

O investimento para o funcionamento da nova sede será de R$ 2,4 milhões ao longo do contrato de aluguel por cinco anos. O imóvel tem três andares com alojamentos, academia, banheiros ao público, salas de operação, vagas de estacionamento, reservas de armas e ambientes adaptados para pessoas com deficiência.

É a segunda instalação da PM inaugurada pela gestão Tarcísio de Freitas no centro da capital em menos de cinco meses. Em 2023, a região também recebeu a 2ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), que é comandada pelo capitão PM Walter de Lucas Filho, e cujo efetivo é de 126* policiais, além do apoio de 24 viaturas.

Mais policiais nas ruas

A chegada das novas unidades policiais reforça o compromisso da gestão estadual de restaurar a sensação de segurança no centro da capital. Nas próximas semanas, a região terá mais de 600 policiais nas ruas com o término da Operação Verão nos municípios do litoral.

Simultaneamente, o Governo do Estado está elaborando medidas como a contratação de PMs aposentados e temporários para funções administrativas, o que poderá fazer com que o total de agentes de segurança na região central chegue a 2 mil ao longo dos próximos meses.

*Correção: o efetivo policial da 2ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) é de 126 policiais e não de 144, ao contrário do informado anteriormente.