Governador Cláudio Lembo visita a 25ª edição da Expoflora

Exposição é considerada a maior exposição de flores e plantas da América Latina

qui, 31/08/2006 - 11h35 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo visitou nesta quinta-feira, dia 31, em Holambra, a Expoflora 2006, considerada a maior exposição de flores e plantas da América Latina. Para comemorar a sua 25ª edição, o evento tem como tema “Flores, Moda e Tendências”, onde os artistas poderão demonstrar muita criatividade na combinação das centenas de espécies e de cores das flores e plantas produzidas no município.

“Essa é uma festa linda. Eu tenho vindo todos os anos e a prefeitura tem sempre demonstrado uma grande capacidade de organização. Acho bonito, porque a sociedade civil se organiza em torno da prefeitura e isso faz com que seja uma festa cada vez mais bonita”, afirmou Lembo. Localizada na Região Metropolitana de Campinas, Holambra tem apenas 10 mil habitantes, mas é responsável por 40% do comércio nacional e por 80% das exportações brasileiras de flores e plantas.

Segundo os organizadores da Expoflora, cerca de 300 mil pessoas devem visitar a feira. A exposição de flores e plantas foi totalmente remodelada para maior conforto dos visitantes.

Uma equipe de 20 profissionais comandados pelos paisagistas e decoradores Jan Willem van der Boon e Jessica Drost prevê a utilização de cerca de 250 mil hastes de flores de corte e mais de mil diferentes espécies de flores e plantas de vasos, incluindo a reposição, para a criação das vitrines e ambientes que formam a decoração temática.

Como atrações, a Expoflora 2006 apresenta as tradicionais Paradas das Flores e Chuva de Pétalas, na qual são utilizadas, por dia, 150 quilos de pétalas de rosas, que correspondem a 18 mil (ou 1.500 dúzias) flores e a segunda edição da Mostra de Paisagismo e Jardinagem Lar… Verde Lar e do Pavilhão de Negócios. A Mostra contará com 25 ambientes externos de lazer criados por paisagistas, arquitetos e decoradores do interior do Estado.

Como faz anualmente, o evento homenageia os imigrantes holandeses abrindo espaço para as apresentações dos grupos de Danças Típicas que reúnem cerca de 300 holambreses e oferece um Passeio Turístico por Holambra onde são fornecidas informações sobre a história da cidade e sobre a imigração holandesa no Brasil, além de uma visita a um campo de flores.

Durante a realização da 25ª edição da Expoflora, cerca de 1.500 empregos temporários e, aproximadamente, 4.500 indiretos foram criados. O evento deve injetar R$ 12 milhões a R$ 15 milhões na economia da região, e movimentar o trade turístico e hoteleiro num raio de 80 km da cidade.

Holambra é referência nacional em flores

Holambra tem apenas 10 mil habitantes, mas é considerado centro de referência nacional de floricultura. Caracterizada pela grande concentração de propriedades rurais dedicadas ao cultivo de flores e plantas ornamentais, o município é responsável por 40% da produção brasileira de flores e plantas e por 80% das exportações desses produtos. Localizada no Km 41 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, a antiga colônia holandesa sedia, anualmente, a Expoflora, maior evento de flores e plantas da América Latina.

Macedo Júnior