Governador Alberto Goldman vistoria obras do complexo Jacu-Pêssego

A previsão é de que 40 mil veículos circulem por dia no trecho

sex, 01/10/2010 - 18h12 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman visitou as obras do complexo Jacu-Pêssego na Grande São Paulo, nesta sexta-feira, 1º. A previsão é de que a entrega do eixo central da via ao tráfego seja feita nas próximas semanas. A obra possibilitará mobilidade no transporte de passageiros e cargas, através da consolidação do corredor de tráfego do Rodoanel Sul (no município de Mauá) com a avenida Jacu-Pêssego e rodovias Ayrton Senna e Dutra (município de Guarulhos), como também de toda zona Leste de São Paulo. A previsão é de que 40 mil veículos circulem por dia no trecho.

“Nós temos aqui alguns trechos de iluminação que estão sendo feitos. Há caminhões pela pista fazendo ainda a instalação dessa iluminação, então não é conveniente abrir a pista, para prevenir qualquer tipo de acidentes. Vamos deixar tudo arrumadinho, para abrir na semana que vem, se for possível. Se não for possível, nas próximas”, disse o governador Alberto Goldman durante a visita.

Será entregue, nesta primeira etapa, o eixo principal da via, da Avenida Papa João XXIII (em Mauá) até trevo da Avenida Ragueb Chohfi (em São Mateus, zona leste de Sã Paulo) num total de 13,2 km. A ligação com a Avenida dos Estados, assim como as marginais, acessos e alças estão na segunda etapa das obras do Complexo Viário Jacu-Pêssego e têm previsão de conclusão em 2011.

Confira mapa com a localização do Complexo Jacu-Pêssego.

Obra

O complexo Jacu-Pêssego é uma obra importante porque estabelecerá a ligação do Rodoanel Sul (no município de Mauá) com a Avenida Jacu-Pêssego existente e rodovias Ayrton Senna e Dutra (município de Guarulhos), como também de toda zona Leste da capital. A ligação Jacu-Pêssego será uma alternativa enquanto o Trecho Leste do Rodoanel não estiver concluído, pois se trata de uma rodovia sem conflitos de cruzamentos com as vias urbanas adjacentes permitindo boa fluidez ao tráfego. A Possibilitará maior mobilidade no transporte de passageiros e cargas, através da consolidação do corredor de tráfego do Rodoanel (trechos oeste e sul) em operação.

O investimento no complexo é de cerca de R$ 1,9 bilhão. Além de destinados às obras os recursos também estão sendo utilizados em desapropriações, reassentamento, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento, comunicação, obras complementares e compensações ambientais. Para tal, foram criados dois novos parques municipais em São Paulo: Parque Jardim da Conquista e Parque Guabirobeira. Em ambos, além da preservação da natureza, é possível encontrar opções de lazer da população em geral

No projeto está prevista a construção de 13,2 km de via expressa com características de via metropolitana constituída por três faixas de rolamento de cada lado, canteiro central de seis metros, passeio, guia e sarjeta e baias para parada de veículos a cada quilômetro.

Detalhes do Complexo quando inteiramente concluído

Primeira etapa

* Obras de duplicação da Avenida Papa João XXIII (3,3 km no Município de Mauá), entre o trecho a ser implantado até a estrada de Guaraciaba;
* Implantação viária desde a Avenida Papa João XXIII em Mauá até a Avenida Ragueb Chohfi,no bairro de São Mateus, em São Paulo, com 9,9 km de extensão, sendo 6,7 km no município de São Paulo e 3,2 km no Município de Mauá.

Segunda etapa (obra em andamento)

* 9,2 km de vias marginais e 24,7 km de acessos e alças;
* Ciclovia com 5,9 km de extensão, 25 pontes e viadutos;
* Também integra o projeto do Complexo Viário a ligação da Avenida Jacu Pêssego Sul com a Avenida dos Estados, com extensão aproximada de 3 km que será feita na segunda fase das obras.

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