Gestão à frente da Secretaria da Cultura registra grandes marcos na trajetória cultural

Eventos, parcerias, importantes prêmios, público de mais de cinco milhões de pessoas nos museus estão entre as principais ações

sex, 21/12/2018 - 10h44 | Do Portal do Governo

Em 2018, a Secretaria da Cultura do Estado completa 39 anos de existência. Em pouco menos de dois anos, entre 2017 e 2018, a atual gestão realizou ações dirigidas à formação e ao fomento cultural, à difusão, ao incremento de novas tecnologias e ao atendimento a importantes reivindicações do setor.

Inovação e desenvolvimento

Entre os projetos e programas criados com o objetivo de ampliar a ação da Secretaria estão as newsletters dirigidas para as diferentes regiões administrativas do Estado; a criação, migração e atualização de novas ferramentas de comunicação, como o SP Estado da Cultura e o aplicativo SEC – Sistema Estadual da Cultura, que disponibiliza gratuitamente toda a produção cultural – pública e privada – na mão do usuário.

Outras iniciativas que refletem o resultado do uso cuidadoso e planejado do orçamento e da estrutura da SEC foram o lançamento da Nota Fiscal Paulista para a Cultura, projeto reivindicado pelo setor cultural que garante recursos adicionais para entidades culturais sem fins lucrativos, que serão escolhidas pelo contribuinte paulista ao efetuar suas compras, e a parceria com a Fundação Getúlio Vargas para análise dos impactos Econômicos e Sociais do Programa de Incentivo à Cultura do estado de São Paulo – ProAC-SP.

Visando o incentivo e a descoberta de novos talentos na música, cinema, dança etc a SEC desburocratizou e ampliou o alcance do Programa de Ação Cultural – ProAC (Editais e ICMS), que tem como objetivo apoiar e patrocinar a renovação, o intercâmbio, a divulgação e a produção artística e cultural em toda região de São Paulo. Assegurando o protagonismo da diversidade cultural do Estado, foi reativado o programa Pontos de Cultura, parceria com o Ministério da Cultura, com recursos de R$ 15 milhões para São Paulo.

Ainda neste período, o prato Virado à Paulista foi tombado como Patrimônio Imaterial do Estado; e um anúncio em resolução publicado pela SEC, afirmou que projetos que envolvam a Capoeira (tombada como patrimônio cultural imaterial) poderão ser contemplados por meio do programa ProAC – Programa de Ação Cultural, nas modalidades Editais e ICMS.

Parcerias

Priorizando a otimização dos recursos disponíveis, foi criado, em parceria com a TV Cultura, o programa de televisão Territórios Culturais, para mostrar a força da produção cultural paulista. O projeto SP Cultura no Metrô, que ocorreu por meio de parceria da SEC e o Metrô, realizou atividades divididas em três frentes: Arte Cultura nas Estações, Músicos de Rua e Museus Subterrâneos. Em parceria com as Prefeituras, a SEC realizou a Jornada do Patrimônio Paulista, para valorizar e aproximar o público dos patrimônios históricos e culturais de seus municípios.

Eventos

Como maior cidade da América do Sul, é de se esperar que São Paulo tenha opções de lazer e entretenimento ao alcance de todos. Por isso, foi retomado o grande festival Revelando São Paulo na capital, reunindo, em duas edições, mais de 250 municípios e 200 mil pessoas. O Circuito Cultural Paulista contemplou 176 cidades com espetáculos de música, teatro, dança, circo e programação infantil para um público de aproximadamente 300 mil pessoas. A Virada Cultural Paulista – maior evento do interior e litoral de São Paulo – realizou, em 2017, a 11ª edição em 22 cidades do Estado, e público de 825 mil pessoas. Em 2018, o número de cidades foi ampliados para 34 – 12 a mais do que a edição anterior -, e contemplou 15 municípios com o palco Experimente SP!. A 12ª edição teve um público estimado em 1 milhão de pessoas.

Museus – Instituições Culturais

Os corpos estáveis geridos pela SEC – SP Cia de Dança, OSESP, Jazz Sinfônica, Orthesp e EMESP -, ocuparam os mais variados palcos, dentro e fora do país. Outras ações realizadas foram o fortalecimento de instituições já existentes – como no caso do Paço das Artes, que, neste final de gestão, conquistou uma sede definitiva no Casarão Nhonhô Magalhães. Neste mesmo período, foi realizada a abertura de mais uma Fábrica de Cultura, a de Diadema,  primeira fora da capital. Também foram cumpridas as etapas da reforma de toda a parte estrutural e da fachada do Museu da Língua Portuguesa, restando a parte museológica – em trabalho intenso e avançado. Neste dois últimos anos – 2017 e 2018 -, mais de cinco milhões e duzentas mil pessoas visitaram os museus paulistas.

Premiações

O intenso trabalho da gestão permitiu alguns dos principais prêmios do setor, como:

Associação Amigos do Guri eleita melhor ONG do Brasil, SP Leituras entre as melhores ONGs do Brasil, SP Cia de Dança concorre a prêmio de melhores do ano da Folha de S. Paulo, Campanha “Sonhar o Mundo” recebe Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, Osesp e Theatro São Pedro concorrem ao Prêmio Concerto 2018, Aluno da EMESP vence o programa Prelúdio 2018, Alunos da EMESP são premiados em Concurso Latino-Americano de Piano, Biblioteca Villa-Lobos vence com honra ao Mérito Prêmio IPL  – Retratos da Leitura 2018, entre outros.

Programação 2019

Nos meses de janeiro e fevereiro, será intensa a programação de férias nas Fábricas de Cultura (11)  e nas Bibliotecas (2): Hora do Conto, Clube da Leitura, exposições, oficinas, palestras e cursos serão disponibilizados gratuitamente. Em março, a OSESP retoma os concertos sinfônicos na Sala São Paulo e em regiões da grande São Paulo. Na Casa Mário de Andrade e na Casa das Rosas exposições e encontros estão programados. No Teatro Sérgio Cardoso, os Guardas do Taj (teatro), Dona Ivone Lara – Um sorriso Negro (musical) e Concertado a Broadway (musical) serão apresentados, entre janeiro e março de 2019. No início do segundo semestre, está prevista também a reabertura do Museu da Língua Portuguesa.

Assessoria de Imprensa

Secretaria da Cultura

(11) 2627 8166