Fundo de Solidariedade doação de 1090 cadeiras de rodas

Duas secretarias e 38 municípios serão beneficiados

ter, 19/06/2007 - 15h47 | Do Portal do Governo

Entre 2004 e 2006, já foram doadas cerca de 200 mil cadeiras de rodas em todo o mundo. Agora é a vez de São Paulo que, no dia 21 de junho, receberá através do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo do Governo do Estado de São Paulo, a doação de 1090 cadeiras de rodas que serão distribuídas a entidades assistenciais de 38 municípios da grande São Paulo e do interior e duas Secretarias; Saúde e Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Serão cinco modelos diferentes que atendem desde crianças até adultos. A doação faz parte do Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que já atendeu mais de 65 países em ações voltadas a auxiliar necessitados em diferentes áreas: do portador de necessidade especial às vítimas de calamidades como furacões e enchentes.

No Brasil, até o final do ano, serão distribuídas 7 mil cadeiras. Cidades como Blumenau-SC, Belo Horizonte-MG, Fortaleza-CE, Florianópolis-SC, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ, São José dos Pinhais-PR, , Santa Maria- RS, Araçatuba-SP, e Canoas-RS, já participaram da ação recebendo no total mais de 2.500 peças.

Segundo pesquisas da Weelchair Foundation existem ao redor do mundo de 100 a 130 milhões de pessoas que precisam de uma cadeira de rodas, mas não têm condições financeiras para comprá-las. No Brasil, cerca de 10% da população é portadora de necessidades especiais, destas, de 1% a 2% necessitam de cadeiras.

Pesquisas da mesma instituição apontam que, de cada cadeira doada, ao menos, 10 pessoas se beneficiam de forma direta. Isto significa que, de 2003 até o final de 2007, a Igreja de Jesus Cristo, em parceria com diversas Instituições, ajudou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo.

Evento:

Entrega: 21 de junho – Horário: 16h

Palácio do Governo – Av. Morumbi 4.500

1º andar – Salão dos Pratos