Fundação Instituto de Terras apresenta crédito fundiário na região de Araçatuba

Programa é operacionalizado pela Fundação Itesp e visa consolidar a agricultura familiar

ter, 14/09/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O programa de Crédito Fundiário é um importante mecanismo de democratização de acesso a terra, que contribui para a ampliação e a consolidação da agricultura familiar por meio de financiamento para compra de lotes. Nesta terça-feira, 14, as diretrizes do programa serão apresentadas no município de Bilac, na região de Araçatuba. No Estado de São Paulo, o Crédito Fundiário conta com apoio técnico, administrativo e operacional da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

O crédito fundiário é uma ação complementar à reforma agrária, visando a redução da pobreza rural e a permanência dos agricultores familiares no campo, por meio do financiamento para aquisição de terras e investimentos básicos ou comunitários, bem como de ações complementares de capacitação e assistência técnica.

Na região Noroeste do Estado, à qual pertence Araçatuba, o Crédito Fundiário atualmente beneficia 45 famílias, cujos projetos foram aprovados – oito projetos estão em análise e 20 em fase de vistoria. Esses projetos são variados e vão desde pecuária a plantio de flores. O objetivo da apresentação aos prefeitos em Bilac é expandir essa ação e com isso beneficiar mais famílias de agricultores.

O evento contará com as presenças do secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Gustavo Ungaro; do diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, e do prefeito de Bilac, José Roberto Rebelato. A expectativa é receber cerca de 30 prefeitos de municípios que pertencem à região de Araçatuba.

Da Fundação Itesp