Fundação Florestal retoma visitação em mais duas Unidades de Conservação

Reabertura gradual já contempla sete áreas naturais, com restrição de portões e de horário de funcionamento

seg, 31/08/2020 - 8h20 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

A Fundação Florestal (FF) retomou a visitação em mais duas Unidades de Conservação (UCs). Nesta etapa, foram contemplados o Núcleo Cabuçu, no Parque Estadual da Cantareira; e o Monumento Natural Estadual Pedra Grande – MoNa Pedra Grande, em Atibaia.

Desde a última segunda-feira (24), as áreas estão abertas ao público nos dias da semana, das 10h às 16h. Para evitar aglomerações, essas UCs permanecem fechadas nos fins de semana e feriados.

As visitas no Núcleo Cabuçu deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal. Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade. O MoNa Pedra Grande não exige reservas antecipadas.

Higienização

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos ambientes serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social mínimo de 1,5 metro. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos, assim como avisos impressos com os cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus.

A Fundação Florestal vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral. Os protocolos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Núcleo Cabuçu

Inaugurado em 2008, tem como principais atrativos a Barragem do Cabuçu e a Represa homônima que atuaram no antigo sistema de abastecimento. Ainda conta com o Recanto do Bugio, onde há um espaço de águas cristalinas de uma das nascentes da região, além de trilhas em meio à natureza. Considerada um marco histórico, a construção da barragem utilizou pioneiramente o concreto armado.

As obras foram realizadas entre os anos de 1904 e 1907, formando, assim, a represa do Cabuçu. A estrutura tem sido objeto de estudo de tombamento pelo patrimônio histórico.

Criado em 2010, é o primeiro Monumento Natural do Estado de São Paulo. Junto à outras Unidades de Conservação, faz parte do “Contínuo Cantareira”. Seu principal atrativo é a Pedra Grande, que constitui um afloramento granítico de aproximadamente 500 milhões de anos. Abriga ampla cobertura vegetal composta por espécies florestais e campestres, algumas raras ou endêmicas.

É um ponto turístico regional e recebe de 60 a 80 mil visitantes por ano. No local é possível contemplar a paisagem cênica das regiões do entorno da Serra, além da vegetação característica de Floresta Alto Montana, com formações de “ilhas de solo”. O atrativo é muito procurado por praticantes de esportes de aventuras como voo livre, rapel e cicloturismo.

Próxima reabertura

A partir do dia 5 de setembro, o Núcleo Curucutu, localizado no Parque Estadual Serra do Mar, retomará as atividades de quarta a domingo, das 10h às 16h. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal.

Núcleo Curucutu

O Núcleo Curucutu abrange parte dos municípios de São Paulo, Itanhaém, Mongaguá e Juquitiba e tem sua origem na antiga Fazenda Curucutu, produtora de carvão, adquirida pelo Estado em 1958 e transformada em Reserva Florestal.

Desde aquela época, seu objetivo já era a preservação das nascentes e mananciais da região metropolitana de São Paulo por meio dos rios Capivari, Monos e Embu Guaçu, que alimentam o reservatório Guarapiranga e o Sistema Mambu/Rio Branco, em Itanhaém, contribuindo para o abastecimento da população do entorno.

Abriga ecossistemas do bioma Mata Atlântica, em especial, os campos nebulares. A origem do nome “curucutu” está associada a grande diversidade de corujas na região. Para mais informações sobre as Unidades de Conservação acesse o Guia de Áreas Protegidas da Fundação Florestal.

Unidades de Conservação reabertas

Parque Estadual do Jaraguá
Reaberto desde 13/07
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horários:
Bikers: 8h – 10h
Pedestres: 10h – 16h
Subida com veículos: 14h – 16h
Mediante agendamento com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal.

Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande
Reaberto desde 13/07
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: 10h às 16h (subida para a Pedra Grande até às 14h)
Mediante agendamento com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal

Parque Estadual Campos do Jordão
Reaberto desde 13/08
Funcionamento: todos os dias
Horário: 10h às 16h
Não é necessário agendamento prévio

Parque Estadual Marinho da Laje de Santos
Reaberto desde 14/08
Funcionamento: todos os dias
Horário: 10h às 16h
Não é necessário agendamento prévio

Caminhos do Mar
Reaberto em dias úteis desde 27/07
Reaberto aos fins de semana desde 15/08
Funcionamento: terça a domingo
Horário: 7h às 16h
Mediante agendamento com antecedência mínima de 24 horas pelo site de venda e agendamento online da Fundação Florestal