Os professores do ensino formal da Fundação CASA de Mirassol participaram no dia 28 de julho, de uma palestra sobre dois problemas cada vez mais comuns entre os adolescentes: o transtorno de déficit de atenção e a hiperatividade.
“Muitos jovens apresentam dificuldades escolares, como analfabetismo, trocas ortográficas e outras dificuldades específicas de aritmética”, afirmou Kelly Cristina Martins, psicopedagoga responsável pela avaliação polidimensional na unidade e da Comunidade Terapêutica Só Por Hoje – que coordena em parceria com a Fundação CASA a unidade de Mirassol.
Segundo a psicopedagoga, é fundamental orientar os professores sobre as melhores maneiras para ajudar os jovens que sofrem desses transtornos. “Procuramos dar uma atenção especial à escolarização dos adolescentes, pois todas as demais habilidades e características pessoais a serem desenvolvidas ao longo da medida socioeducativa dependem direta ou indiretamente da evolução da aprendizagem escolar”, lembrou Kelly.
Quando algum problema é detectado, além de serem encaminhados para atendimentos de especialidades na rede pública de saúde, os jovens são inseridos em programas de reforço escolar nas disciplinas de Português e Matemática fora do horário escolar.
!É importante que os adolescentes aprendam a lidar com as suas dificuldades e desenvolvam mecanismos para superá-las. Isso garante melhores perspectivas de vida. E, nós, como educadores, devemos mostrar-lhes esse caminho”, ressaltou a psicopedagoga.
Da Fundação Casa