Fiscalização do Ipem autua quatro postos de combustíveis

Um funcionava no município de Diadema; os demais nos bairros de Cidade Ademar, Vila Guilherme e Butantã

seg, 25/05/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), vinculado à Secretaria da Justiça, atuou quatro postos de combustíveis por falhas de abastecimento nas bombas – e que resultavam em prejuízo ao consumidor. 

Dos quatro postos, três funcionavam na capital paulista, nos bairros de Cidade Ademar, Vila Guilherme e Butantã. O outro está localizado na região metropolitana, no município de Diadema. 

A bomba do Auto Posto 131, da Cidade Ademar, lesava o consumidor em 140 mililitros a cada 20 litros registrados no marcador. A tolerância para erros volumétricos é de até 100 mililitros. 

O Auto Posto Contdes, da Vila Guilherme, apresentava falha no mecanismo de bloqueio em duas bombas. Essa peça zera os indicadores de volume e preço a cada novo abastecimento. 

Outro posto da capital é o Auto Posto 108, do Butantã. Os técnicos do Ipem verificaram vazamento no bico de uma das bombas. Apesar desse problema não trazer prejuízo direto contra o consumidor, a irregularidade é passível de autuação. 

Em Diadema, o Rede Atlanta Posto de Gasolina foi autuado por erro no fornecimento de 280 mililitros a cada 20 litros de combustível. Caso o consumidor abastecesse seu carro com 40 litros, ele era lesado em mais de meio litro, mais precisamente, em 560 mililitros. 

Além de ser autuado e poder receber multa, que varia de uma advertência até R$ 50 mil, dobrando em caso  de  reincidência, o posto teve a bomba interditada até  que  seja  feito  o reparo por uma oficina  credenciada. O proprietário tem 10 dias para apresentar defesa junto à superintendência do instituto.

Postos autuados:
Auto Posto 131 – Avenida Cupecê, 2.202 – Cidade Ademar
Auto Posto Contdes – Avenida Guilherme, 374 – Vila Guilherme
Auto Posto 108 – Rua Camargo, 159/165 – Butantã
Rede Atlanta Posto de Gasolina – Avenida Jurubatuba, 61,
bairro de Piraporinha (Diadema)
 
Serviço
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br